Por:Jornal NC - Publicado em 05/09/2017
Termina na próxima quarta-feira (6) o prazo para professores, diretores e coordenadores das redes públicas de ensino escolherem os livros didáticos que serão utilizados pelos alunos do ensino médio no próximo ano letivo. O registro deve ser feito pelo diretor da escola no Sistema do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). O prazo, que terminaria nesta segunda-feira (4), foi prorrogado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que faz a gestão do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD).
Caso a escola não registre sua escolha, será encaminhada uma das coleções aprovadas de cada componente curricular. As resenhas e informações das coleções aprovadas para o PNLD podem ser acessadas no Guia Digital de Livros Didáticos 2018.
A escola deve selecionar duas opções de coleções de cada componente curricular, de editoras diferentes. Caso não seja possível a aquisição dos livros da primeira opção, o FNDE vai adquirir as obras da segunda opção. Depois de processar os pedidos feitos pelas escolas, o FNDE vai negociar a compra das obras com as editoras e, em função da escala de compra, negociar preços abaixo dos praticados no mercado.
Veja Também: Faltam muitas respostas para reforma do ensino médio, diz presidente do Consed
A partir de 2019, o PNLD terá ciclos de quatro anos, e não mais de três, como é atualmente. Outra mudança é que, a partir de 2019, os livros dos anos iniciais passarão a ser consumíveis, ou seja, todos os livros usados nas turmas de 1º ao 5º anos serão do aluno e não precisarão ser devolvidos ao final do ano letivo. Os professores da educação infantil e de educação física também passarão a compor o PNLD, recebendo livros pela primeira vez. O passo a passo e outras informações sobre a escolha das obras estão disponíveis no site do FNDE.
Curta nossa Fanpage no Facebook
Publicidade
Educação
Enem terá regras para evitar contágio pelo novo coronavírus
CidadesCidades
Renovação da cadeia de frio facilita plano de imunização contra covid em Barueri
EspeciaisPolítica
CoronaVac: Butantan anuncia que eficácia geral da vacina contra covid-19 é de 50,38%
CidadesCidades
Prefeitura de Barueri Esporte Forte abre inscrições para atletas de handebol e futebol
Saúde e Bem EstarSaúde e Bem Estar
Corpo humano leva 14 dias para se acostumar com horário de verão
Entretenimento
Brasileiros são os que mais usam redes sociais nas viagens
Publicidade