Por:Jornal NC - Publicado em 04/01/2016
O inglês é o idioma mundial dos negócios, da cultura e das ciências; é a língua mais falada do mundo na soma de falantes nativos e pessoas que a usam como segundo idioma; é certamente a língua que um brasileiro vai utilizar para fazer um acordo comercial com um tailandês, assim como será o único canal de comunicação entre um norueguês e um japonês. Mesmo assim, pouco esforço é feito no Brasil para fazer com que os alunos saiam da Educação Básica na rede pública conseguindo se comunicar em inglês.
O fato de o estudante brasileiro ser, em geral, monoglota, tem impactos até mesmo em políticas públicas de incentivo à internacionalização da educação. O programa Ciência sem Fronteiras, por exemplo, teve problemas com alunos que tiveram de retornar ao Brasil por falta de proficiência em inglês. Nas principais universidades do país, aulas em inglês são praticamente inexistentes, ao contrário do que ocorre na maior parte das universidades de ponta em países europeus ou asiáticos.
Veja Também: Site disponibiliza material gratuito para aprender inglês com professores nativos
Mas qual a razão de o inglês ser tão desvalorizado na escola pública? A pesquisa “O ensino do inglês na educação pública brasileira”, realizada pelo British Council e pelo Plano CDE, tenta responder a essas questões. Os pesquisadores fizeram entrevistas com gestores e coordenadores e promoveram grupos de estudos com professores de inglês, além de aplicar um questionário para 1.269 professores de todas as regiões do país. A pesquisa está disponível no site da instituição: www.britishcouncil.com.br, mas também pode ser acessada na íntegra pelo link: http://bit.ly/1N5FXVT.
Curta nossa Fanpage no Facebook
Publicidade

CidadesCidades
Defesa Civil de Barueri envia SMS gratuito para avisar sobre riscos climáticos

InternacionalInternacional
Trump diz que supervisão dos EUA sobre a Venezuela pode durar anos

Especiais
Governo projeta superávit comercial de até US$ 90 bilhões em 2026

CidadesCidades
Agendamento de castração de pets chega no dia 07 de janeiro em Barueri

EntretenimentoEntretenimento
Castelo Rá-Tim-Bum é reconstruído no Memorial da América Latina

CidadesNacional
Aplicativos de táxi isentam cobrança de 50% sobre corrida para Cumbica
Publicidade