Por:Jornal NC - Publicado em 10/03/2022
Nesta terça-feira (8 de março) foi celebrado o Dia Internacional da Mulher, data que representa a luta pela igualdade de direitos. Quando se fala em avanços no setor, a mulher barueriense sai na frente e encontra amparo em todas as áreas para seguir firme nessa luta, afinal, a garantia de direitos depende de políticas públicas focadas nas necessidades do público feminino.
Mulher
A Prefeitura de Barueri é uma das poucas no Brasil que tem uma Secretaria da Mulher. Lá, além de uma estrutura completa toda dedicada ao público feminino, há serviços de combate à violência, apoio à mulher com câncer, promoção do bem-estar, cursos de capacitação, incentivo ao empreendedorismo, apoio à mulher com câncer, dentre outros.
Veja Também: título
Saúde
A assistência à saúde feminina é um fator potente na cidade, pois atende de forma integral a mulher. Seja nas consultas de rotina nas áreas de ginecologia e obstetrícia quanto através de programas de prevenção aplicadas nas Unidades Básicas de Saúde.
Um dos investimentos mais importantes votados à saúde da Mulher de Barueri também é visto no Centro de Diagnósticos Maria Mariano Meneghin. O equipamento possui uma ala inteira dedicada à saúde da Mulher dispondo do que há de mais avançado na medicina diagnóstica feminina.
As gestantes também contam com a nova unidade de Medicina Fetal que funciona no Hospital Municipal de Barueri (HMB). O setor foi criado com objetivo de atender casos de gestação de alto risco e na detecção e prevenção de complicações durante a gestação e que, eventualmente, podem colocar em risco também a vida da gestante.
Segurança
Barueri foi a primeira cidade da região a ter uma Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) que funciona 24 horas por dia. A unidade já era destacada por funcionar anexa à Secretaria da Mulher, que mantém um setor voltado à proteção integral da vítima de violência por meio de programas. Um deles é o Guardiã Maria da Penha, que monitora vítimas sob medida protetiva por meio de visitas regulares de agentes da Guarda Civil Municipal.
Empreendedorismo e capacitação
O apoio ao empreendedorismo feminino também é uma característica de Barueri. Parcerias com o Sebrae trouxe à cidade um posto do Sebrae Aqui Mulher, que fica na Secretaria da Mulher. Além disso, há oferta de cursos gratuitos de capacitação e qualificação profissional e de geração de renda.
Esporte
Em Barueri as modalidades de ginástica artística e voleibol são exclusivas para mulheres, incentivando a presença feminina no esporte, valorizando potenciais atletas e revelando talentos.
Elas também ganham destaque no esporte inclusivo. A Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SDPD) criou o primeiro time de voleibol sentado feminino de Barueri, dando mais espaço para mulheres com deficiência no esporte.
Educação
Com maternais equipadas, garantia de educação de qualidade e estrutura segura e acolhedora, a mãe barueriense pode ficar tranquila quanto ao amparo oferecido aos seus filhos. O Centro de Referência pela Primeira Infância, por exemplo, oferece as famílias total apoio educacional por meio de cursos e palestras, fortalecendo vínculos que são tão importantes para o desenvolvimento humano.
Curta nossa Fanpage no Facebook
Publicidade
InternacionalInternacional
Rússia atinge instalações de energia ucranianas
InternacionalInternacional
Inmet aumenta alerta de calor para “vermelho” em nove estados do Brasil
EspeciaisEspeciais
Câmara aprova projeto de combate a crimes praticados contra crianças e adolescentes
CidadesCidades
Barueri brilha com desfile cívico e cerimônia de hasteamento de bandeiras no 7 de setembro
Esportes
Basquete sub-17 busca terceira vitória seguida no Campeonato Paulista
PolíticaPolítica
Ministro diz que violência no carnaval no Rio foi inaceitável e promete ajuda
Publicidade