Por:Jornal NC - Publicado em 22/08/2019
A Campanha da Fraternidade é realizada anualmente pela Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) no período da Quaresma e perdura pelo ano inteiro, integrando as atividades pastorais que são desenvolvidas pela Igreja Católica nas paróquias e comunidades e em ações que dialogam com outras vertentes da sociedade.
A cada cinco anos, a Campanha da Fraternidade é promovida de forma ecumênica em conjunto com outras denominações cristãs. Este ano, o tema é ‘Fraternidade e Políticas Públicas’ que vai de encontro à Lei Municipal nº 2.250/2013, de autoria do vereador Silvio Macedo, que institui no calendário oficial de eventos de Barueri a ‘Semana de Valorização da Família’.
Por isso, na noite da última terça-feira, dia 20 de agosto, aconteceu na Câmara Municipal de Barueri o ‘Seminário Municipal: Instituição Familiar na Sociedade’, organizado pela ‘Frente Parlamentar em Defesa da Vida e da Família’ em parceria com a Câmara Municipal de Barueri, onde representantes de importantes instituições da sociedade discutiram sobre a importância da família como base da sociedade.
Entre os palestrantes convidados tivemos o Bispo Diocesano de Osasco, Dom Frei João Bosco; Padre Márcio Pereira, coordenador de pastorais da região de Barueri e pároco da paróquia Santa Cruz de Barueri; Anelise Soares, Juíza e Diretora do Fórum de Barueri; e Rogério Santos, vereador de Osasco e fundador da Comunidade Kénosis.
O primeiro a ocupar a tribuna foi o Padre Márcio Pereira que falou da importância de ser uma ‘Igreja em Saída’, com um trabalho pastoral, que une a evangelização ao trabalho social. Já a juíza Anelise Soares falou dos desafios que poder judiciário tem na hora de mediar conflitos entre as famílias e sobre processo de adoção. Na sequência o Bispo Dom Frei João Bosco abordou a importância do diálogo da Igreja com as demais instituições que estão à frente da sociedade; Por fim, tivemos Rogério Santos que reforçou a importância da valorização da família.
Veja Também: Câmara aprova texto-base da PL sobre crimes de abuso de autoridade
Animando o evento tivemos a ‘Orquestra Infantojuvenil - Harmonia’, um projeto da Associação Cultural PromoArt que em parceria com a Prefeitura de Barueri utiliza a música como meio para a socialização e integração de crianças e jovens com novas formas culturais. Regida pelo maestro Rogério Nascimento, a orquestra e o coral interpretaram os Hinos Nacional e Municipal, além de sucessos internacionais das bandas Queen e Led Zepellin.
O vídeo desta sessão está disponível na íntegra na página oficial da Câmara Municipal de Barueri no Facebook: www.facebook.com/CamaraBarueri.
Estiveram presentes prestigiando o evento o vereador presidente da Câmara Municipal de Barueri, Fabião e sua esposa; o vereador Silvio Macedo, que presidiu a sessão; a doutora Ana Luíza Correia de Castro, presidente da OAB de Barueri; os vereados de Barueri Carlinhos do Açougue, Rodrigo Rodrigues, José de Melo; Reinaldo Campos; o vereador de Ibiúna Naldo Firmino; o vereador de Osasco De Paula; o capitão Andrade Sales, comandante da 5ª Cia de Polícia Militar, representando o Tenente Coronel PM Adriano Pedroso, comandante o 20° Batalhão; o Conselheiro Tutelar de Barueri, Nelson Real Dias; o presidente do Conselho Municipal de Junventude Bartolomeu de Oliveira; José Teodósio Neto, Conselheiro Tutelar de Barueri; Mário Trímbole, secretário de Relações Institucionais de Barueri; e Jonatas Randal, secretário de Inovação e Tecnologia.
Entre os padres da região de Barueri presentes tivemos Pe. Atílio de Souza, da paróquia Nossa Senhora Mãe da Igreja; Pe. Fábio Rosário da paróquia Nossa Senhora da Escada de Barueri; Pe. Rogério Lemos da paróquia Santa Isabel; Pe. Arnaldo da paróquia Nossa Senhora das Graças; e Pe. Márcio Messias, da paróquia São João Batista.
Curta nossa Fanpage no Facebook
Publicidade
NacionalNacional
Oito em 10 prefeitos que tentaram reeleição conquistaram novo mandato
Internacional
Furacão Milton deixa rastro de destruição e pelo menos dois mortos na Flórida
EspeciaisEspeciais
Congresso e STF discutem volta de doações eleitorais de empresas para 2026
NacionalNacional
Eleições 2024: 103 municípios podem ter 2º turno em 27 de outubro
Internacional
ONU lançou na última segunda-feira, (6) relatório sobre Objetivos de Desenvolvimento do Milênio
Política
Dilma pode renunciar nesta sexta-feira (6) e convocar novas eleições em outubro
Publicidade