Por:Jornal NC - Publicado em 08/06/2017
Desde o início do ano, a Secretaria de Educação de Barueri está ampliando o número de turmas que usam a plataforma Arkos, com o objetivo de incentivar a leitura por intermédio da tecnologia.
Atualmente já são 89 turmas, somando 1.323 alunos inscritos no programa que está em fase de ampliação.
A Arkos é um portal cujo objetivo principal é o incentivo à leitura e é direcionado às classes do 2º ao 5º ano do ensino fundamental. Inspirado em portais existentes na Europa e nos EUA, a plataforma vem sendo usada por milhões de alunos. A ideia foi aprimorada e adaptada à realidade brasileira.
O sucesso do projeto deve-se aos conceitos comuns em jogos como pontuação, rankings, níveis, medalhas, desafios e adesivos virtuais para motivar os alunos.
Campeonato na rede
Na semana passada aconteceu um campeonato municipal de leitura entre os estudantes da rede de Barueri envolvendo alunos inscritos no projeto e o resultado não poderia ter sido melhor, por conta do entusiasmo que contagiou todas as escolas.
Na Emef Agenor Lino de Matos, da Vila Universal, o hábito pela leitura de livros envolveu os estudantes de todas as séries. De acordo com a diretora Regina Rocha, a escola foi tomada por um clima de competição muito saudável. Segundo a professora de informática Adriana de Faria, o projeto é excelente, pois além de incentivar nos estudos, ele também atua para a inclusão digital.
Veja Também: Estágio e especialização são essenciais para quem faz administração, dizem alunos e professores
Como funciona
A Arkos oferece uma plataforma digital para as crianças desenvolverem leituras a partir de recomendações de livros e, posteriormente, elas devem responder a exercícios com perguntas sobre o título escolhido e, de acordo com a pontuação, podem ganhar medalhas e figurinhas virtuais, além de participarem de um ranking entre os usuários do site.
É possível conferir, inclusive, os livros mais lidos pelas crianças cadastradas.
O sistema é apoiado na ideia de ler para se divertir e incentiva além da competição saudável, a interação entre as crianças e o gosto pela leitura.
Curta nossa Fanpage no Facebook
Publicidade
CidadesCidades
Programa Morar Bem já transformou a vida de 300 famílias de Barueri com suas reformas
InternacionalInternacional
EUA: imigrantes entram com ação para bloquear deportações aceleradas
EspeciaisEspeciais
Congresso tem 55 vetos para analisar no retorno das atividades legislativas
CidadesCidades
Mais um Centro de Convivência para Barueri
InternacionalInternacional
Gastos de brasileiros no exterior sobem 23,14% em abril
PolíticaPolítica
Novo mandato de Augusto Aras na PGR é aprovado pela CCJ do Senado
Publicidade