Pesquisadores criam tatuagem eletrônica que pode salvar vidas



Por:Jornal NC - Publicado em 14/09/2017

Pesquisadores criam tatuagem eletrônica que pode salvar vidas

O grafeno já se mostrou o material do futuro. Usado em diversas tecnologias, ele agora é a estrela de um estudo conduzido pela Cockrell School of Engineering da Universidade do Texas em Austin (EUA). Os pesquisadores criaram tatuagens à base de grafeno que desempenha a mesma função de uma ferramenta eletrônica portátil.

A ideia do produto é monitorar os sinais vitais do corpo humano, acompanhando as atividades do cérebro, do coração e dos músculos. Diferente dos produtos existentes hoje no mercado, ele não precisa de acessórios para seu funcionamento e pode ser muito mais eficiente, uma vez que estará diretamente em contato com a pele. Lembra das tatuagens de chiclete da sua infância? Pois as tatuagens eletrônicas são aplicadas no corpo usando apenas água e para removê-las basta usar uma fita adesiva. Em testes, os pesquisadores conseguiram monitorar a temperatura e a hidratação da pele. O material ainda se mostrou eficiente para ser usado futuramente como eletrocardiograma, eletromiograma e eletroencefalograma.

Veja Também: A expectativa em torno do Galaxy Note 8, o próximo supercelular da Samsung

“Um dos aspectos mais atraentes da ‘eletrônica epidérmica’ é sua capacidade de ser descartável. Se você pode fazê-lo de forma econômica, por um dólar por exemplo, então mais pessoas poderão usá-los com mais freqüência. Isso abrirá a porta para uma série de aplicações médicas móveis”, afirma Nanshu Lu, principal professor do estudo. Além do alto desempenho, os pesquisadores afirmam que o método é muito mais barato do que as tecnologias hoje no mercado. O método é o primeiro processo seco e portátil que produz este tipo de eletrônico. Não requer grandes recursos ou equipamentos caros.

Curta nossa Fanpage no Facebook

Seu Portal de últimas notícias das cidades de Barueri, Santana de Parnaíba, Carapicuíba, Osasco, São Paulo e região de Alphaville e Granja Viana.

Publicidade


Contato

Telefone
(11) 9 8476-9654

Endereço
Edifício Beta Trade
Rua Caldas Novas, 50, Sala 175,
Bethaville I - SP, CEP 06404-301.


©2014 - 2024 - Jornal NC. Todos os direitos reservados