Por:Jornal NC - Publicado em 29/03/2018
Tradição nesta época do ano, o bacalhau é um dos produtos mais consumidos durante a Semana Santa.
Devido à grande procura, o preço do produto pode aumentar nesse período. Porém, é necessário que o consumidor fique alerta para que não compre gato por lebre, ou melhor, peixe salgado por bacalhau. O que alguns consumidores não sabem é que existem apenas três espécies que podem ser chamadas de bacalhau: Gadus morhua (bacalhau do Porto), Gadus macrocephalus (bacalhau do Pacífico) e Gadus ogac (bacalhau da Groelândia). As demais espécies, como Saithe, Ling e Zarbo devem ser comercializadas como peixe salgado tipo bacalhau ou peixe salgado seco.
Veja Também: CAPPUCCINO DE OVO DE PÁSCOA
Vender um peixe salgado, dizendo ser bacalhau, apesar das semelhanças, é uma violação à legislação e ao Código de Defesa do Consumidor, e deve ser denunciado, afirma Henrique Lian, Diretor de Relações e Mídia da Proteste. Sabendo disso, a associação, separou algumas orientações que permitem ao consumidor reconhecer o alimento que está adquirindo.
Roberta Ribeiro, coordenadora do laboratório da Vigilância Sanitária municipal do Rio, lembra que a venda de peixe salgado como bacalhau levou a autuação de mercados nas últimas semanas. Além de se certificar que não está sendo engando, o consumidor deve estar atentos a sinais de deterioração do produto, manchas alaranjadas no peixe salgado é um sinal de que já há uma colônia de fungos. Deve-se observar a consistência do peixe, esfarelamento também é um sinal de alerta.
Curta nossa Fanpage no Facebook
Publicidade
CidadesCidades
Prefeitura de Barueri inaugura escola e estação cultural no Parque Viana
InternacionalInternacional
Terremoto em Mianmar deixou quase 2,9 mil mortos, anuncia junta militar
EspeciaisEspeciais
Relator da segunda etapa da reforma tributária apresenta cronograma
CidadesCidades
Barueri comemora 76 anos com Péricles, Gato de Botas e muitas atrações gratuitas
Carros
Novo motor 1.5 da FORD vai substituir o 1.6 Sigma no ECOSPORT
NacionalPolítica
Petróleo em queda agrava crise da Petrobras, que enfrenta descrédito do mercado financeiro
Publicidade