Por:Jornal NC - Publicado em 06/11/2015
Na última quarta-feira, dia 4 de novembro, o Marco de Ação e Educação 2030, cujo objetivo é promover uma educação de qualidade, inclusiva e igualitária para todos ao longo da vida, foi aprovado, por unanimidade, durante a 38° Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), em Paris, na França. Segundo os acordos estabelecidos, os países deverão investir de 4% a 6% de seu Produto Interno Bruto (PIB), dependendo do tamanho do país e demanda educacional.
O documento, que busca mobilizar todos os países em torno do objetivo global de educação, propõe maneiras de implementação, coordenação, financiamento e revisão da agenda educacional 2030. A intenção é que os países se comprometam a ajudar e cobrir, em escala global, o déficit de US$ 40 bilhões de dólares, principalmente onde há maior necessidade.
Veja Também: Nove escolas estaduais de Barueri estão inclusas no projeto de reorganização escolar
Dentre os países que assumiram o compromisso está o Brasil, que traçou uma meta mais ambiciosa de investimento em escala nacional: investir pelo menos 10% do PIB até 2024. Atualmente, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o país investe 6,6% do PIB no setor.
Segundo a coordenadora de Educação da Unesco no Brasil, Rebeca Otera, à Agência Brasil, o marco vai na mesma direção do PNE (Plano Nacional de Educação), fortalecendo ainda mais a situação da educação no país. “Um dos grandes desafios no Brasil, neste momento de cortes orçamentários, é manter os recursos necessários para o conjunto das metas do PNE e para as metas do Marco de Ação”, disse.
O novo marco foi aprovado por mais de 70 ministros, representantes dos estados-membros das Nações Unidas, de agências multilaterais e bilaterais, da sociedade civil, de organizações regionais, de docentes, da academia, da juventude e setor privado, segundo a Unesco.
Curta a nossa Fanpage no Facebook e fique por dentro das notícias!
Publicidade
CidadesCidades
Prefeitura de Barueri entregará mais termos de extinção de débitos a moradores do Paulista
InternacionalInternacional
Hamas anuncia que trégua em Gaza entrará em vigor às 5h desta quinta (23)
EspeciaisEspeciais
Senado aprova calendário para acelerar PEC que limita decisões do STF
CidadesCidades
Prefeitura de Barueri entregará Centro de Convivência do Mutinga e construirá novo prédio no São Pedro
EspeciaisInternacional
Saque do PIS liberado para quem não tem conta na Caixa ou BB
Saúde e Bem EstarCidades
São Paulo vive surto de H1N1
Publicidade