Por:Jornal NC - Publicado em 06/11/2015
Na última quarta-feira, dia 4 de novembro, o Marco de Ação e Educação 2030, cujo objetivo é promover uma educação de qualidade, inclusiva e igualitária para todos ao longo da vida, foi aprovado, por unanimidade, durante a 38° Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), em Paris, na França. Segundo os acordos estabelecidos, os países deverão investir de 4% a 6% de seu Produto Interno Bruto (PIB), dependendo do tamanho do país e demanda educacional.
O documento, que busca mobilizar todos os países em torno do objetivo global de educação, propõe maneiras de implementação, coordenação, financiamento e revisão da agenda educacional 2030. A intenção é que os países se comprometam a ajudar e cobrir, em escala global, o déficit de US$ 40 bilhões de dólares, principalmente onde há maior necessidade.
Veja Também: Nove escolas estaduais de Barueri estão inclusas no projeto de reorganização escolar
Dentre os países que assumiram o compromisso está o Brasil, que traçou uma meta mais ambiciosa de investimento em escala nacional: investir pelo menos 10% do PIB até 2024. Atualmente, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o país investe 6,6% do PIB no setor.
Segundo a coordenadora de Educação da Unesco no Brasil, Rebeca Otera, à Agência Brasil, o marco vai na mesma direção do PNE (Plano Nacional de Educação), fortalecendo ainda mais a situação da educação no país. “Um dos grandes desafios no Brasil, neste momento de cortes orçamentários, é manter os recursos necessários para o conjunto das metas do PNE e para as metas do Marco de Ação”, disse.
O novo marco foi aprovado por mais de 70 ministros, representantes dos estados-membros das Nações Unidas, de agências multilaterais e bilaterais, da sociedade civil, de organizações regionais, de docentes, da academia, da juventude e setor privado, segundo a Unesco.
Curta a nossa Fanpage no Facebook e fique por dentro das notícias!
Publicidade

CidadesCidades
Ouvidoria de Barueri recebe mais de 11 mil manifestações em 2025 e reforça importância da participação cidadã

Carros
Fim de baliza para tirar CNH: veja estados que aderiram à medida

EspeciaisEspeciais
Fim da escala 6x1: governo pode enviar projeto para agilizar aprovação

CidadesCidades
Faixa da Castello Branco, sentido capital, será interditada para obras de passarela em Barueri

NacionalNacional
Rebelião resulta em fuga de 200 presos em penitenciária de Bauru

EspeciaisEducação
Gratuidade no Enem será automática para estudante de escola pública
Publicidade