Por:Jornal NC - Publicado em 20/06/2024
A votação de uma mudança constitucional para beneficiar partidos que descumpriram as cotas para mulheres e negros em eleições passadas ameaça criar um novo impasse entre a Câmara dos Deputados e o Senado. Apresentada no ano passado e já alvo de controvérsia, a PEC voltou a ser incluída na pauta do plenário da Câmara. A proposta surgiu como forma de anistiar as siglas que não lançaram o número mínimo de candidaturas femininas nem distribuíram os recursos do fundo eleitoral proporcional aos postulantes pretos e pardos, como determinado por resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em 2024, os partidos vão receber quase R$ 5 bilhões para financiar as campanhas.
Nas versões do texto em discussão na Câmara, a anistia atingiria o não cumprimento de valores mínimos para candidaturas de pessoas negras. Está em discussão a criação de um Refis para os partidos regularizarem débitos futuros, semelhante aos já aprovados no passado para contribuintes em dívida com a Receita Federal. Após reunião do colégio de líderes, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), incluiu a PEC na pauta e afirmou aos colegas que só faria isso se houvesse garantias de que o Senado também apreciaria o texto, depois de aprovado pelos deputados — por se tratar de PEC, são necessárias duas votações em cada Casa e aprovação de 308 deputados e 49 senadores. Entretanto, interlocutores do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), negam haver qualquer acordo nesse sentido — no ano passado, houve resistência na Casa à proposta. Dirigentes partidários defendem nos bastidores aprovar a PEC antes das eleições municipais, para distribuírem os recursos deste ano já com novas regras, como a que prevê repasse de no mínimo 75% dos recursos para mulheres e negros até 25 dias antes do primeiro turno.
Veja Também: Taxação de importação até US$ 50 e Projeto Mover vão à sanção
O relator da PEC na Câmara, deputado federal Antonio Carlos Rodrigues (PL-SP), só deve apresentar o texto final quando receber aval de Lira, após uma sinalização de que Pacheco colocará a proposta em discussão no Senado. Enquanto não houver esse “sinal verde”, seguirá a articulação nos bastidores.
Curta nossa Fanpage no Facebook
Publicidade

Cidades
Anavitória abre o Natal Encantado de Barueri neste sábado (6)

Saúde e Bem EstarCidades
Barueri amplia ações de conscientização sobre AIDS e ISTs no Dezembro Vermelho

EspeciaisEspeciais
Comissão adia votação da PEC que reduz jornada para 40h e mantém 6x1

CidadesSaúde e Bem Estar
Guarda de Barueri inicia Operação Natal Seguro para reforçar proteção no fim de ano

EntretenimentoEntretenimento
São Paulo recebe exposição com esculturas feitas de Lego

Internacional
Reino Unido confirma identidade de terrorista do atentado de Londres
Publicidade