Outubro Rosa: O mês está acabando, mas a luta contra o câncer de mama não pode parar



Por:Jornal NC - Publicado em 27/10/2017

Outubro Rosa: O mês está acabando, mas a luta contra o câncer de mama não pode parar

Todos os anos inúmeras mulheres são pegas de surpresa pelo câncer de mama, uma doença relativamente fácil de ser tratada desde que haja um diagnóstico precoce. Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de mama, logo após os casos de câncer pele não melanoma, é o mais comum em mulheres, representando 25% do total de casos de câncer no mundo, o Instituto ainda informa que a doença é a quinta causa de morte por câncer em geral (522.000 óbitos) e a causa mais frequente de morte por câncer em mulheres, os dados são do ano de 2012.

Diante desta situação uma ação de conscientização vem ganhando cada vez mais força: o Outubro Rosa.Trata-se de um movimento internacional que se iniciou nos Estados Unidos e logo ganhou forças, se espalhando pelo mundo. A ação ajuda a conscientizar mulheres sobre a importância de se realizar exames de rotina para o diagnóstico precoce de doenças e do câncer de mama.

Ações das Cidades da região no Outubro Rosa

Em Barueri: Carreta da mamografia realiza exames e atividades de beleza
De 26/9 a 10/10, a associação Foco Arte & Desenvolvimento, em parceria com o governo do Estado de São Paulo e com a Igreja Batista Memorial Alphaville, promoveu ações para a campanha do Outubro Rosa, que tem o objetivo de conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. A vinda da carreta móvel teve o apoio do deputado estadual Gil Lancaster (DEM). “A taxa de câncer de mama é de 56,2 casos para cada 100 mil mulheres”, diz o parlamentar. Uma carreta do Sena esteve no estacionamento da Foco AD, com exames de mamografia e atividades de beleza. O serviço foi gratuito a mulheres acima de 35 anos, de segunda a sexta, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 12h. As ações ocorreram na Av. Tamboré, 1.473.

Em Embu das Artes: Fila Zero para realizar o exame de mamografia no Pronto-Socorro Central da cidade
O exame de mamografia é oferecido no Pronto-Socorro Central de Embu das Artes e necessita de agendamento prévio em uma das unidades de saúde da cidade, porém, não há fila de espera, com o novo projeto da prefeitura “Fila Zero”, o tempo de espera diminuiu consideravelmente. Em 2016, as mulheres residentes na cidade realizaram mais de 6.500 mamografias até o mês de outubro, sendo que 50% foram feitas por mulheres entre 50 e 69 anos.
Segundo tipo de câncer mais frequente no mundo, o câncer de mama costuma ser mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano, e é o tipo que apresenta a maior incidência de morte entre as mulheres. No Brasil, o dado mais recente é de 2014, onde foram mais de 57 mil novos casos da doença.

Em Carapicuíba: Prefeitura e Transduson proporciona exames gratuitos de mamografia
A Prefeitura de Carapicuíba em parceria com a clínica Transduson está realizando gratuitamente exames de mamografia em mais uma ação da Campanha Outubro Rosa “O primeiro exame só depende de você”. As Mulheres entre 50 e 70 anos não precisaram levar pedido médico, apenas o documento de identidade e o cartão SUS. Quem estiver fora dessa faixa etária deve levar o pedido. São realizados 30 exames gratuitos por dia até 31 de outubro, de segunda a sexta-feira. As senhas serão distribuídas a partir das 15h na Transduson, que fica na Rua: Corifeu de Azevedo Marques, 209 – Centro.De acordo com o Instituto Nacional de Câncer , mais de 65% dos casos do câncer de mama são descobertos pelo autoexame.

Em Santana de Parnaíba: mais de mil pessoas participaram da 5ª Caminhada Outubro Rosa
Com o intuito de conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção e combate do câncer de mama, a prefeitura, por meio do Fundo Social de Solidariedade, promoveu a “Caminhada Outubro Rosa”.
Milhares de pessoas se mobilizaram e fizeram uma grande caminhada, que teve a largada ao lado da igreja matriz. O evento começou com a distribuição de camisetas, que foram trocadas por 1kg de alimento não perecível para serem doados a famílias carentes do município, cortes de cabelo para doação às vítimas do câncer, maquiagens, tenda da saúde e sorteio de diversos prêmios. Após o evento foi realizado um almoço, no colégio Alba, com a colaboração de centenas de pessoas e renda dos ingressos revertida para ações da Casa Rosa, local que apoia mulheres com câncer.

Veja Também: Frutas nativas pouco conhecidas têm alto poder anti-inflamatório e antioxidante

Em Araçariguama: Prefeitura promove mutirão de exames Papanicolau e agendamento de Mamografia no mês do Outubro Rosa
A Prefeitura de Araçariguama por meio da Secretaria de Saúde, organizou uma programação especial para este mês, onde mundialmente são desenvolvidas ações com referência ao movimento popular “Outubro Rosa”. Com o tema “Em Araçariguama, Outubro é Rosa” a campanha conta com coleta de Papanicolau, autoexame das mamas, agendamento de mamografias e palestras com agentes da saúde, que alertam para a temática da saúde da mulher.
O “Dia D” da campanha do Outubro Rosa está marcado para acontecer no dia 26, das 8 às 15h, onde a Secretaria de Saúde vai promover mais um mutirão de coleta de Papanicolau na UBS do Jardim Brasil.

As simbologias que representam o Outubro Rosa

O símbolo mais conhecido da campanha, sem sobra de dúvidas é o laço rosa, ele foi elaborado pela Fundação Susan G. Komen, em 1990, e distribuído pela primeira vez em uma corrida pela cura do câncer que aconteceu em Nova York.
O laço claramente faz uma associação perfeita com a ação de conscientização. Outra simbologia que corre o mundo são as famosas iluminações cor de rosa. Muitos edifícios públicos e monumentos são iluminados no mês de outubro com essa cor. Esse ato é importante porque representa a preocupação de toda a população em relação ao câncer de mama.
No Brasil, a primeira iniciativa a respeito do Outubro Rosa foi realizada em 2002 quando o Obelisco do Ibirapuera foi iluminado de rosa.

Sobre o câncer de mama

• Apesar de serem raros os casos, o câncer de mama também atinge os homens, ao contrário do que muitos pensam;
• O câncer de mama pode ocasionar a secreção pelo mamilo, se notar alguma coisa anormal, procure seu médico com urgência;
• O atuoexame não é 100% confiável pois o câncer nem sempre é palpável, realize exames médicos periodicamente;
• O exame mais confiável é a mamografia, que é recomendada para mulheres com idade acima de 40 anos;
• O diagnóstico precoce aumenta suas chances de cura;
• Entre as formas de prevenção da doença, recomendam-se alimentação saudável, realização de atividades físicas e evitar o consumo de bebidas alcoólicas e cigarro.

Curta nossa Fanpage no Facebook

Seu Portal de últimas notícias das cidades de Barueri, Santana de Parnaíba, Carapicuíba, Osasco, São Paulo e região de Alphaville e Granja Viana.

Publicidade


Contato

Telefone
(11) 9 8476-9654

Endereço
Edifício Beta Trade
Rua Caldas Novas, 50, Sala 175,
Bethaville I - SP, CEP 06404-301.


©2014 - 2024 - Jornal NC. Todos os direitos reservados