O que pode acelerar ou retardar a recuperação da floresta consumida pelo fogo na Amazônia

Os focos de incêndio não se limitam apenas à Amazônia brasileira e também se alastram pela Bolívia e Paraguai



Por:Jornal NC - Publicado em 29/08/2019

O que pode acelerar ou retardar a recuperação da floresta consumida pelo fogo na Amazônia

Mais de 40 mil espécies de plantas, 1,3 mil variedades de pássaros e 426 tipos diferentes de mamíferos vivem na Floresta Amazônica, a maior floresta tropical do mundo, com 6,7 milhões de quilômetros quadrados. Muitos exemplares da fauna e da flora, no entanto, estão ameaçados pelas queimadas que assolam a região há algumas semanas. Os focos de incêndio não se limitam apenas à Amazônia brasileira e também se alastram pela Bolívia e Paraguai. Os dados de satélite divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) indicam que, no decorrer deste ano, houve um aumento de mais de 80% nos focos de incêndio no Brasil em relação ao mesmo período de 2018. No entanto, em entrevista o acadêmico ressalta que há vários aspectos que podem afetar essa recuperação. Um deles é o quão danificado está o solo queimado. Se sofreu vários incêndios, diz ele, é mais provável que tenha danos permanentes e sua recuperação será muito mais lenta. Outro fator está relacionado à proximidade entre a área queimada e uma floresta preservada. “Ao lado de uma floresta intacta, os pássaros e animais vão naturalmente para a área danificada e ajudarão na recuperação.” Caso contrário, adverte Malhi, “será muito mais difícil porque as sementes e espécies terão que ser introduzidas”.

Veja Também: Caixa anuncia financiamento habitacional corrigido pelo IPCA

Mudança climática e desmatamento
A mudança climática é outro fator que pode determinar a rapidez com que os hectares queimados vão se regenerar.
Claire Wordley, pesquisadora do Departamento de Zoologia da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, afirma que esse fator é extremamente difícil de prever e controlar. “Já foi previsto que, se a temperatura (global) ficar muito alta, a Amazônia não conseguirá produzir chuva suficiente para manter sua floresta tropical. Então, se (o ambiente) ficar quente demais, (a floresta) pode se tornar uma savana”, explicou. De acordo com a acadêmica, embora seja difícil estimar o tempo necessário para a recuperação da floresta danificada, está claro que não será daqui a dez anos. “Pode levar centenas de anos”, avalia. Por outro lado, o uso da terra para agricultura e o desmatamento também podem ser uma barreira para a recuperação da terra. Para Phil Martin, pesquisador especializado em ecologia, embora a recuperação das plantas e árvores “possa demorar entre 150 e 200 anos”, isso aconteceria sob “perfeitas condições”. “O problema é que hoje há várias áreas que estão sendo afetadas pela agricultura e pecuária. A mudança climática também pode interferir, vemos que agora os incêndios são muito mais frequentes e destrutivos do que antes”, analisa.

Mudanças estruturais
Os incêndios modificam drasticamente a estrutura da vegetação de uma determinada região. E isso, por sua vez, afeta as espécies que vivem na área. É o que afirma José María Cardoso da Silva, professor do Departamento de Geografia e Estudos Regionais da Universidade de Miami, nos EUA.
Para o acadêmico, a recuperação das espécies pode levar várias décadas ou séculos, sendo ainda mais complicado se os incêndios forem sucessivos.
Estudos que analisam as queimadas na Amazônia mostram que, mesmo três décadas após serem atingidas pelo fogo, as florestas queimadas têm 25% de carbono a menos do que aquelas que não foram alvo das chamas.
Ela explica que as árvores da Amazônia não têm mecanismos de defesa contra o fogo - as cascas não são grossas, têm apenas poucos milímetros -, o que faz com que a mortalidade das árvores seja muito mais alta.

Curta nossa Fanpage no Facebook


Seu Portal de últimas notícias das cidades de Barueri, Santana de Parnaíba, Carapicuíba, Osasco, São Paulo e região de Alphaville e Granja Viana.

Publicidade


Contato

Telefone
(11) 9 8476-9654

Endereço
Edifício Beta Trade
Rua Caldas Novas, 50, Sala 175,
Bethaville I - SP, CEP 06404-301.


©2014 - 2024 - Jornal NC. Todos os direitos reservados