Por:Jornal NC - Publicado em 16/11/2023
Os atuais compromissos climáticos dos países resultarão em uma redução de apenas 2% das emissões dos gases de efeito estufa até 2030 na comparação com 2019, contra os 43% recomendados pelos cientistas. A apenas duas semanas do início da COP28, o relatório mostra que a comunidade internacional avança a “pequenos passos para evitar a crise climática” e que precisa “dar passos de gigante na COP28”, comentou o diretor do organismo da ONU para a mudança climática, Simon Stiell. A 28ª conferência sobre a mudança climática da ONU, que acontecerá de 30 de novembro a 12 de dezembro em Dubai, “deve ser uma guinada decisiva”, afirmou Stiell.
Veja Também: Rússia lança ataque mortal com mísseis contra navio civil no porto ucraniano de Odessa, diz Kiev
O informe publicado pela ONU Clima é a síntese anual dos últimos compromissos de redução de emissões, que são conhecidos como “Contribuição Determinada em Nível Nacional” (NDC, na sigla em inglês). As contribuições voluntárias para reduzir as emissões de gases do efeito estufa foram assumidas pelos 195 signatários do Acordo de Paris de 2015. A COP28 em Dubai deve estabelecer a primeira avaliação oficial e as primeiras correções. Levando-se em consideração as 20 novas NDCs revisadas apresentadas até o fim de setembro, “o relatório mostra, em conformidade com as conclusões da análise do ano passado, que, embora as emissões não aumentem após 2030 na comparação com os níveis de 2019, ainda não mostram a tendência de queda rápida que a ciência considera necessária nesta década”. “O informe mostra, claramente, que cada fração de grau conta, mas que estamos fora dos limites”, acrescentou o alto funcionário da ONU.
Novos compromissos nacionais
O Acordo de Paris de 2015 estabelece a meta de limitar o aquecimento global “bem abaixo de 2°C na comparação com os níveis pré-industriais”, quando a humanidade começou a explorar as energias fósseis responsáveis pelas emissões de gases do efeito estufa em larga escala e, se possível, a 1,5°C.
Curta nossa Fanpage no Facebook
Publicidade
CidadesCidades
Programa Morar Bem já transformou a vida de 300 famílias de Barueri com suas reformas
InternacionalInternacional
EUA: imigrantes entram com ação para bloquear deportações aceleradas
EspeciaisEspeciais
Congresso tem 55 vetos para analisar no retorno das atividades legislativas
CidadesCidades
Mais um Centro de Convivência para Barueri
Cidades
Novos ônibus iniciam transporte escolar de Barueri em agosto
Esportes
Palmeiras e Santos enfrentam Cruzeiro e Flamengo nas quartas
Publicidade