Por:Jornal NC - Publicado em 02/09/2016
O que é Snapchat e como seu filho pode usá-lo para estudar?
O Snapchat nada mais é que um misto de rede social e aplicativo de mensagens criado por 3 estudantes da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. Por meio dele, é possível interagir com amigos e seguir pessoas, enviando mensagens de texto, fotos e vídeos. O maior diferencial do Snapchat é que, ao contrário das outras redes sociais, ele não armazena dados por muito tempo. Assim, uma foto ou um vídeo enviado a um amigo por essa rede fica disponível apenas por alguns segundos e depois é definitivamente apagado. Ao ser enviado a todos os amigos da sua lista de uma vez, o conteúdo dura até 24 horas. Depois disso, acaba se autodestruindo.
Como ele pode ser usado a favor dos estudos?
Na prática, muitas escolas acabam deixando certas lacunas pedagógicas em sua metodologia de ensino ao considerarem como muito básicas certas atividades e, por isso, deixar a explicação um pouco de lado.
É o caso, por exemplo, da elaboração de resumos de unidades de um livro didático, bem como de técnicas para se estudar sozinho em casa ou da escrita de um fichamento. Mas a verdade é que muitos estudantes têm sim diversas dúvidas justamente sobre esses pontos!
Veja Também: Netflix do ENEM MECflix é o serviço de streaming para quem vai prestar vestibular
E é por esclarecer muitos pontos obscuros nesse sentido que alguns perfis têm se tornado verdadeiros sucessos no Snapchat. Citaremos agora mesmo um exemplo:
SOS Tenho Prova: O site Socorro, meu filho não estuda criou recentemente o perfil SOS Tenho Prova no Snapchat, que ensina, com vídeos curtos, dicas de concentração macetes para decorar conteúdo e melhorar o rendimento nos estudos — dividindo melhor o tempo, por exemplo. Esse perfil foi criado pela pedagoga Taís Bento e já conta com milhares de seguidores.
Segundo a própria Taís, o sucesso do seu projeto no Snapchat se deve ao fato de que, nessa rede social, suas dicas chegam diretamente para os estudantes, enquanto em outras, como o Facebook e o Instagram, passam antes pelos pais.
Pode passar de ajuda a dor de cabeça?
Não tem mistério: com o acompanhamento dos pais e o bom senso no uso por parte dos estudantes, o Snapchat pode sim ser uma ajuda e tanto, transformando grandes dificuldades de aprendizado em uma rotina muito mais divertida de estudos! E aí vai é sobrar motivação para seu filho arrasar nas provas.Curta nossa Fanpage no Facebook
Publicidade
CidadesCidades
Mais um Centro de Convivência para Barueri
InternacionalInternacional
Cessar-fogo em Gaza terá início em 19 de janeiro, diz premiê do Catar
EspeciaisEspeciais
Receita revoga ato normativo que previa fiscalização do Pix
CidadesCidades
Casa do Trabalhador de Barueri seleciona profissionais para sete cargos a partir de 07 de janeiro
InternacionalInternacional
Alan Rickman, o Snape de “Harry Potter” morre aos 69 anos
Educação
Pioneira no debate, USP é última das grandes universidades a adotar cota racial
Publicidade