Por:Jornal NC - Publicado em 14/06/2019
Se as mulheres jogam futebol da mesma forma que os homens, por que elas não recebem o devido reconhecimento, apoio e remuneração? Este é o questionamento que Marta Silva trouxe para a Copa.
A melhor do mundo chamou a atenção por usar uma chuteira preta e sem qualquer patrocínio durante sua participação no jogo entre Brasil e Austrália, na Copa feminina. Esta foi a primeira vez que Marta entrou em campo no mundial.
Chamando atenção para a igualdade de gênero no futebol, a chuteira leva apenas o símbolo azul e rosa da campanha #GoEqual, da qual a atacante faz parte e que que visa jogar luz sob esta questão mundialmente.
″#BRAxAUS não é a única rivalidade que as mulheres têm que enfrentar no esporte hoje”, destacou a campanha em suas redes sociais. “Equidade é algo pelo qual devemos todas e todos lutar. Afinal, somos iguais”, destaca o texto.
No jogo, Austrália ganhou do Brasil por 3 a 1. Em um jogo disputado, o time brasileiro enfrentou dificuldade após um gol contra. Mas a presença de Marta em campo foi decisiva. Em sua estreia na Copa, a camisa 10 marcou o primeiro gol e se tornou a 1ª jogadora mulher a gols em 5 Copas do Mundo.
Com o gol de Marta, ela se iguala ao jogador Miroslav Klose, que tem um total de 16 gols em Copas ― ela marcou em 2003, 2007, 2011, 2015 e agora, em 2019. Qualquer outro gol marcado por ela pode quebrar este recorde e Marta pode se tornar a maior artilheira das Copas. O jogador Ronaldo fica logo atrás com 15 gols marcados pela seleção brasileira.
Veja Também: NIP e LIQUID vencem na 12ª rodada do brasileirão 2019
Futebol feminino é visto no Brasil e no mundo
Criado em 1991, o torneio mundial feminino que ocorre neste mês na França, foi ignorado durante muitos anos não só por emissoras de televisão abertas e fechadas no Brasil, mas pelo público em geral.
Até 1979, a prática do esporte era proibido para mulheres no País, o que traz resquícios até hoje em investimentos nesta modalidade, o que inclui falta de patrocínios das empresas e baixa remuneração das atletas.
Neste ano, pela 1ª vez, quatro canais nacionais possuem o direito de transmissão ao vivo da competição. Na TV a cabo, todos os jogos serão transmitidos pelos canais SporTV e Band Sports. Na TV aberta, a TV Globo exibirá apenas jogos do Brasil. Já a Bandeirantes, tem programação especial.
A transmissão reflete na visibilidade do campeonato em si, mas também escancara as diferenças entre os times masculinos e femininos de futebol ― mote da campanha apoiada por Marta no jogo de hoje.
Ainda hoje, a Fifa (Federação Internacional da Associação de Futebol) destina apenas cerca de 1% de seus investimentos para o futebol feminino.
A jogadora mais bem paga do mundo, a norueguesa Ada Hegerberg, ganhadora do prêmio Bola de Ouro deste ano, recebe cerca de US$ 450 mil (cerca de R$ 1,7 milhão) por ano. O valor é cerca de 325 vezes menor que o que o atacante da seleção argentina e do Barcelona, Lionel Messi, ganha.
Curta nossa Fanpage no Facebook
Publicidade
CidadesCidades
Programa Morar Bem já transformou a vida de 300 famílias de Barueri com suas reformas
InternacionalInternacional
EUA: imigrantes entram com ação para bloquear deportações aceleradas
EspeciaisEspeciais
Congresso tem 55 vetos para analisar no retorno das atividades legislativas
CidadesCidades
Mais um Centro de Convivência para Barueri
CidadesCidades
Prefeitura de Barueri cria novo acesso viário ao Imperial com ligação pelo Tamboré
EspeciaisEspeciais
Doria anuncia fase vermelha no Estado de São Paulo
Publicidade