Por:Jornal NC - Publicado em 24/11/2017
Anualmente, quando novembro se inicia, a cor azul domina redes sociais, uniformes empresariais, fachadas de prédios, iluminação de monumentos históricos, etc. O movimento chamado “Novembro Azul” ganhou proporções em todo mundo.
Como surgiu
A campanha Novembro Azul teve início na Austrália, onde leva o nome de Movembre – junção das palavras moustache (bigode, em inglês) e november (novembro).
É uma campanha de conscientização, realizada todo ano no mês de novembro, sendo dirigida, em especial, aos homens, para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata, doença que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é o câncer mais comum e a segunda causa de morte.
A prevenção
Anualmente, ao consultar com o urologista, serão realizados os exames necessários para cada caso, incluindo
o toque retal e a dosagem no sangue do marcador PSA. Este rastreamento é recomendado para os homens com idade acima dos 50 anos.
Veja Também: Poucas noites mal dormidas afetam nosso metabolismo e saúde mental
Esta idade reduz para 45 anos quando o indivíduo possui familiares de primeiro grau com diagnóstico de câncer de próstata e para indivíduos negros.
Diagnóstico Precoce
Quando o diagnóstico é realizado precocemente, o câncer de próstata pode ser eliminado e o paciente considerado curado em mais de 90% dos casos.
Devido a questões culturais e de preconceito entre o público masculino, em média, os homens fazem consultas preventivas 30% a menos que as mulheres e 60% deles já chegam ao serviço de atendimento médico com doenças em estágio avançado.
Curta nossa Fanpage no Facebook
Publicidade
CidadesCidades
Nova alça de acesso da Castello Branco no km 23 será liberada
InternacionalInternacional
NASA encontra possíveis sinais de vida antiga em rochas de Marte
EspeciaisEspeciais
Itamaraty condena ameaça dos EUA de usar “poder militar” contra Brasil
CidadesCidades
Feiras de adoção de pets retornam a partir do dia 03 de setembro
EntretenimentoEntretenimento
Babados e mais babados, o look versátil
Política
Conselho de Ética aprova por 11 votos a 9 parecer pela cassação de Eduardo Cunha
Publicidade