Por:Jornal NC - Publicado em 24/11/2017
Anualmente, quando novembro se inicia, a cor azul domina redes sociais, uniformes empresariais, fachadas de prédios, iluminação de monumentos históricos, etc. O movimento chamado “Novembro Azul” ganhou proporções em todo mundo.
Como surgiu
A campanha Novembro Azul teve início na Austrália, onde leva o nome de Movembre – junção das palavras moustache (bigode, em inglês) e november (novembro).
É uma campanha de conscientização, realizada todo ano no mês de novembro, sendo dirigida, em especial, aos homens, para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata, doença que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é o câncer mais comum e a segunda causa de morte.
A prevenção
Anualmente, ao consultar com o urologista, serão realizados os exames necessários para cada caso, incluindo
o toque retal e a dosagem no sangue do marcador PSA. Este rastreamento é recomendado para os homens com idade acima dos 50 anos.
Veja Também: Poucas noites mal dormidas afetam nosso metabolismo e saúde mental
Esta idade reduz para 45 anos quando o indivíduo possui familiares de primeiro grau com diagnóstico de câncer de próstata e para indivíduos negros.
Diagnóstico Precoce
Quando o diagnóstico é realizado precocemente, o câncer de próstata pode ser eliminado e o paciente considerado curado em mais de 90% dos casos.
Devido a questões culturais e de preconceito entre o público masculino, em média, os homens fazem consultas preventivas 30% a menos que as mulheres e 60% deles já chegam ao serviço de atendimento médico com doenças em estágio avançado.
Curta nossa Fanpage no Facebook
Publicidade
CidadesCidades
Obras ViaOeste: Avanço na duplicação das marginais em Barueri exige alteração no tráfego em Alphaville
InternacionalInternacional
Onda de calor na Europa deixa oito mortos e causa recordes de temperatura
EspeciaisEspeciais
Energia elétrica fica mais cara em SP a partir de sexta-feira dia 4
CidadesCidades
Frente fria provoca queda nas temperaturas nos próximos dias
Tecnologia
Tecnologia que trata água sem usar energia muda a vida de moradores em Honduras
Cidades
Jandira e Barueri inauguram novo acesso entre as cidades
Publicidade