Negociação de paz entre Rússia e Ucrânia é improvável no futuro próximo

Mesmo com afirmações do presidente Vladimir Putin de que estaria disposto a dialogar, especialistas esperam que o conflito se prolongue



Por:Jornal NC - Publicado em 29/12/2022

Negociação de paz entre Rússia e Ucrânia é improvável  no futuro próximo

À medida que um ano marcado pela guerra da Rússia na Ucrânia chega ao fim, Vladimir Putin fez questão de sugerir que está aberto a negociações de paz, apesar das evidências apontarem o contrário. Os comentários foram categoricamente rejeitados por Kiev e pelo Ocidente, em um momento em que a perspectiva de conversas no futuro próximo parece extremamente remota. Dias depois de dizer que queria o fim de sua guerra, o presidente russo repetiu, a afirmação de que estava pronto para “negociar com todos os envolvidos neste processo sobre soluções aceitáveis”, informou a agência de notícias estatal TASS.

A observação ocorreu em meio ao bombardeio incansável da Rússia à rede de energia da Ucrânia com foguetes e mísseis, à medida que a Europa entra nos meses frios de inverno. Seus comentários foram rejeitados pela Ucrânia e pelos EUA e é improvável que sejam vistos como mais do que um espetáculo secundário pelo Ocidente. Mas isso não significa que a Ucrânia não esteja aberta a negociações de paz.

Veja Também: Explosões em Kiev. Ataques russos atingem várias cidades ucranianas

O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, disse à Associated Press que deseja que as discussões mediadas pela ONU comecem em fevereiro, mas somente depois que a Rússia enfrente um tribunal de crimes de guerra. Mas o cálculo simples permanece inalterado: um conflito que muitos especialistas pensavam que terminaria em dias ou semanas tornou-se uma guerra extenuante que a Ucrânia pode vencer, então qualquer acordo que diminua as fronteiras do país ou represente alguma forma de vitória para Putin seria inaceitável para Kiev.

Discurso russo
Os comentários de Putin no dia de Natal não marcaram, entretanto, um afastamento de sua retórica durante a guerra. Mesmo aparentemente indicando vontade de negociar, o líder russo se recusou no domingo a mencionar a própria Ucrânia como parte relevante e continuou a apresentar sua oferta com o falso pretexto de que é Moscou que está se defendendo com o que ele chama de “operação militar especial”. “As discussões de negociações de Putin se concentraram em discussões com o Ocidente, e não com a Ucrânia, e refletem suas acusações contínuas de que a Ucrânia é apenas um peão ocidental”, escreveu o instituto de estudos do Instituto para o Estudo da Guerra (ISW).

“Esta declaração não foi um afasamento dessa linha retórica”, acrescentou o ISW. Como sempre aconteceu durante o conflito, o tom vagamente conciliatório de Putin foi rapidamente contrariado por uma mensagem pesada de um de seus principais subordinados. Sergey Lavrov, ministro das Relações Exteriores, destacou na segunda-feira que a Ucrânia deve cumprir as exigências da Rússia para a “desmilitarização e desnazificação” de seu território, repetindo a velha e falsa acusação de Moscou sobre nazismo na Ucrânia, usada na tentativa de justificar a invasão.

Curta nossa Fanpage no Facebook

Seu Portal de últimas notícias das cidades de Barueri, Santana de Parnaíba, Carapicuíba, Osasco, São Paulo e região de Alphaville e Granja Viana.

Publicidade


Contato

Telefone
(11) 9 8476-9654

Endereço
Edifício Beta Trade
Rua Caldas Novas, 50, Sala 175,
Bethaville I - SP, CEP 06404-301.


©2014 - 2024 - Jornal NC. Todos os direitos reservados