Museu Municipal de Barueri começa a ser restaurado

A edificação tem mais de 100 anos e é o símbolo da memória do desenvolvimento urbano, social, econômico e cultural de Barueri



Por:Jornal NC - Publicado em 12/01/2023

Museu Municipal de Barueri começa a ser restaurado

A Prefeitura de Barueri vai começar a restaurar o casarão histórico da cidade onde hoje funciona o Museu Municipal. A edificação tem mais de 100 anos e é o símbolo da memória do desenvolvimento urbano, social, econômico e cultural de Barueri. A restauração está sob a coordenação da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) e será executada com a supervisão da Secretaria de Obras.Um dos poucos museus exemplares da arquitetura do século XX, o Museu Municipal, transformado do antigo “casarão” do então Belo Vale (atual Jardim Belval), terá intervenções como restauração de pisos, portas e caixilhos, ferragens e soleiras em madeira. O Museu fica na avenida Henrique Gonçalves Baptista, 359. O projeto prevê restaurar também tijolinhos (alvenarias), substituir telhado de barro, construir um elevador interno, para melhor acessibilidade, e realizar pintura de compartimentos do prédio. A restauração tem como princípio manter os aspectos originais da construção.O Museu Municipal tem dois pisos, recepção e administração. Possui um acervo fixo e todas as salas para exposições, com espaços para apresentações musicais, de dança, sessões de cinema, feiras, encontros artísticos, palestras e outras ações culturais.

Veja Também: Em Barueri, corrida de São Silveira tem tradição, disputa e muitas amizades

História
O casarão foi construído em 1920 na área onde era uma fazenda de Teófilo Maciel. O prédio foi comprado pela Prefeitura de Barueri em 1992 e transformado em Biblioteca Municipal, sem alterar as suas características originais.Em março de 2000 foi assinado o decreto nº 4.580, que transformou o local em Museu e Arquivo Municipal. Em 2009, o Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural de Barueri (Comphic) pediu e foi aprovado o tombamento do imóvel, através do Decreto nº 6.626. Hoje o Museu Municipal tem um acervo que conta a história de Barueri, a origem da cidade com o aldeamento jesuíta ainda no século XVI, passando pela organização e estruturação do povoado, até a emancipação político-administrativa, ocorrida em 26 de março de 1949, além do rápido processo de urbanização e crescimento a partir dos anos 1970.

Curta nossa Fanpage no Facebook


Seu Portal de últimas notícias das cidades de Barueri, Santana de Parnaíba, Carapicuíba, Osasco, São Paulo e região de Alphaville e Granja Viana.

Publicidade


Contato

Telefone
(11) 9 8476-9654

Endereço
Edifício Beta Trade
Rua Caldas Novas, 50, Sala 175,
Bethaville I - SP, CEP 06404-301.


©2014 - 2024 - Jornal NC. Todos os direitos reservados