Morte de líder do Hamas: Irã acusa Israel e promete vingança

Ismail Haniyeh, líder máximo do grupo terrorista, foi morto durante uma visita a Teerã, onde participava da posse do novo presidente iraniano. Territórios palestinos fazem greve geral



Por:Jornal NC - Publicado em 01/08/2024

Morte de líder do Hamas: Irã acusa Israel e promete vingança

O líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, prometeu vingança a Israel pela morte do chefe do Hamas, Ismail Haniyeh. Haniyeh, o principal nome do braço político do grupo terrorista, foi assassinado nesta madrugada durante uma visita a Teerã, no Irã, para a posse do novo presidente iraniano, segundo o próprio Hamas confirmou em um comunicado. O vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin, também estava na cerimônia de posse e foi filmado perto de Haniyeh.

Veja Também: OMS alerta para risco de epidemia de poliomielite em Gaza

Em declaração nesta quarta-feira, Netanyahu não comentou diretamente a morte do líder do grupo terrorista, mas disse que o país deu “golpes esmagadores” em aliados do Irã. Mesmo sem que o governo israelense tenha assumido autoria pela morte, Khamenei prometeu “punição severa” para Israel. O novo presidente iraniano, Masoud Pezeshkian, criticou a ação dentro do país. Ele afirmou que o Irã “defenderá sua integridade territorial” e disse que “Israel se arrependerá pelo assassinato covarde”. O governo do Irã realizará um funeral do chefe do Hamas na quinta-feira (1º). No dia seguinte, o corpo de Haniyeh será enterrado em Doha, no Catar, onde ele vivia. Sobre a ameaça do governo iraniano, o ministro disse que Israel está preparo e que vai cobrar um “preço alto” por qualquer ataque.

Greve em territórios palestinos e reação de aliados. A Guarda Revolucionária iraniana -- braço de elite das Forças Armadas que responde ao líder supremo também declarou que “o Irã e a frente de resistência responderão a esse crime”. O braço armado do Hamas que planejou e executou o ataque a Israel em 7 de outubro de 2023, iniciando a guerra em Gaza -- também disse que vingará o assassinato. Os governos dos territórios palestinos -- a Faixa de Gaza e a Cisjordânia anunciaram uma greve geral, e o governo iraniano declarou luto de três dias por conta da morte de Haniyeh

Curta nossa Fanpage no Facebook

Seu Portal de últimas notícias das cidades de Barueri, Santana de Parnaíba, Carapicuíba, Osasco, São Paulo e região de Alphaville e Granja Viana.

Publicidade


Contato

Telefone
(11) 9 8476-9654

Endereço
Edifício Beta Trade
Rua Caldas Novas, 50, Sala 175,
Bethaville I - SP, CEP 06404-301.


©2014 - 2024 - Jornal NC. Todos os direitos reservados