Mercosul apresenta resposta às demandas da União Europeia para acordo de livre comércio

Chanceler Mauro Vieira afirma estar otimista com negociações, mas diz que não pode dar “nenhuma garantia de que os europeus vão aceitar” a posição sul-americana



Por:Jornal NC - Publicado em 06/09/2023

Mercosul apresenta resposta às demandas da União Europeia para acordo de livre comércio

O Itamaraty apresentou à União Europeia, em nome de todo o Mercosul, uma resposta inicial às demandas do bloco europeu que estão barrando a implementação de um acordo de livre comércio entre os dois grupos. Governo brasileiro descobriu que o país “já adiantou aos europeus uma primeira reação às demandas apresentadas pelo bloco” durante uma reunião virtual realizada na semana passada. Uma nova reunião entre negociadores técnicos dos dois grupos, desta vez presencial, foi então marcada para o dia 15 de setembro, em Brasília. Na ocasião, o Mercosul vai apresentar a resposta final, detalhada.
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, que estava otimista com a reunião, mas que não poderia “dar nenhuma garantia de que a União Europeia vai aceitar” a resposta sul-americana. Em entrevista à empresa pública de comunicação EBC, ele disse que a intenção do Brasil é continuar negociando. O Brasil lidera as negociações pelo Mercosul porque ocupa a presidência rotativa do bloco até dezembro de 2023.

Veja Também: Brics terá seis novos países a partir de janeiro de 2024

Demandas europeias
Os blocos fecharam as bases do acordo de livre comércio em 2019, depois de mais de 20 anos de negociações. Mas em março deste ano, a União Europeia enviou uma “side letter”, uma espécie de adendo ao texto original, ao Mercosul colocando novas condições ambientais para a ratificação do tratado. As novas demandas europeias incluem a aplicação de sanções e restrições ao comércio entre os blocos em caso de desmatamento e desrespeito ao meio ambiente.

Curta nossa Fanpage no Facebook


Seu Portal de últimas notícias das cidades de Barueri, Santana de Parnaíba, Carapicuíba, Osasco, São Paulo e região de Alphaville e Granja Viana.

Publicidade


Contato

Telefone
(11) 9 8476-9654

Endereço
Edifício Beta Trade
Rua Caldas Novas, 50, Sala 175,
Bethaville I - SP, CEP 06404-301.


©2014 - 2024 - Jornal NC. Todos os direitos reservados