Por:Jornal NC - Publicado em 21/12/2017
Por meio de práticas integrativas e complementares, a Secretaria de Saúde de Embu das Artes vem atuando na prevenção, promoção, manutenção e recuperação da saúde dos moradores. Recomendada, em 2002, pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e incentivada pelo Sistema Único de Saúde, em 2006, as atividades físicas e meditativas ajudam a prevenir, controlar e reduzir doenças crônicas (diabetes, pressão alta e insônia), assim como agravos relacionados ao aumento das violências, acidentes e as incapacidades decorrentes. A ideia principal é que o tratamento do paciente não se restrinja exclusivamente a medicamentos.
A rede municipal de saúde oferece meditação e lian gong (ginástica chinesa) em UBS’s. Mais de 400 pessoas, entre crianças, jovens, adultos e idosos participam dos encontros nas unidades básicas de saúde, ministrados por profissionais devidamente capacitados. Os resultados são bastante positivos. Com apenas 12 anos, Gerson M. dos Santos já sofria de ansiedade. Depois que começou a fazer meditação na UBS Santa Tereza, se sente mais calmo e relaxado. “Me ajudou a ter mais cuidado com o que eu falo com os meus amigos e a dormir melhor.
Veja Também: Aulas de meditação budista são oferecidas em Pinheiros
Eu indico a todas as pessoas que necessitam de ajuda para ter mais controle sobre suas ações” – relata.
Subir uma ladeira era motivo de muita dor para Maria do Carmo, 64 anos. Depois que ela passou a frequentar as aulas de lian gong, na UBS Vista Alegre, tudo melhorou. O joelho e a coluna já não doem mais. “Durmo e me alimento melhor. Chego em casa e tenho vontade de fazer tudo” – conta. As atividades são abertas a todos, independentemente de estar ou não passando por algum problema. Para participar, não é necessário fazer inscrição. Basta comparecer na unidade no dia da aula. Verifique a programação no site da prefeitura.
Curta nossa Fanpage no Facebook
Publicidade
CidadesCidades
Obras ViaOeste: Avanço na duplicação das marginais em Barueri exige alteração no tráfego em Alphaville
InternacionalInternacional
Onda de calor na Europa deixa oito mortos e causa recordes de temperatura
EspeciaisEspeciais
Energia elétrica fica mais cara em SP a partir de sexta-feira dia 4
CidadesCidades
Frente fria provoca queda nas temperaturas nos próximos dias
Política
Michel Temer faz apelo a prefeitos para que apoiem a reforma da Previdência
Educação
Prefeitura de São Paulo cria 26 mil vagas
Publicidade