Maior terremoto em 25 anos no Taiwan deixa 9 mortos e mais de 50 desaparecidos

Tremor na madrugada desta quarta-feira, 3, foi medido a uma profundidade de 34,8 quilômetros de distância da superfície



Por:Jornal NC - Publicado em 04/04/2024

Maior terremoto em 25 anos no Taiwan deixa 9 mortos e mais de 50 desaparecidos

Um terremoto atingiu o Taiwan, país localizado a cerca de 180 quilômetros da China, na madrugada desta quarta-feira, 3. O abalo sísmico foi o maior dos últimos 25 anos e deixou ao menos nove pessoas mortas, mais de 800 feridos e 50 desaparecidos. O tremor foi medido a uma profundidade de 34,8 quilômetros de distância da superfície. Mais de 87 mil imóveis tiveram o serviço interrompido, segundo a empresa que fornece energia na ilha, e partes da cidade ficaram sem energia elétrica em consequência do abalo. Quanto mais próximo à superfície, mais danos um tremor pode causar. Taiwan está localizada no Anel de Fogo do Pacífico, que provoca atividade sísmica e vulcânica maciça da Indonésia ao Chile.

O tremor, que foi sentido em outras partes da Ásia, como Japão e China, desencadeou um alerta de tsunami, que posteriormente foi retirado (veja ao final). Segundo a agência de monitoramento de terremotos de Taiwan, o tremor teve seu epicentro a cerca de 18 quilômetros ao sul do condado de Hualien. A magnitude foi de 7,2 na escala Richter, que atingiu a costa por volta das 8h (no horário local de Taiwan). Vários tremores secundários se seguiram, com magnitudes menores. A agência AP informou que a escala da atividade sísmica em Hualien foi significativa, com mais de cem terremotos separados dentro e ao redor da cidade hoje, alguns com mais de 5,0 de magnitude. Um terremoto de 7,3, também conhecido como terremoto Jiji, atingiu a ilha em 1999, segundo a Central de Meteorologia de Taiwan (CWA). Na época, o tremor atingiu 150 quilômetros ao sul de Taipei, matando 2.400 pessoas e ferindo outras 10.000.

Veja Também: Prefeitura de Barueri finaliza recapeamento de quatro ruas do Jardim Belval

Alerta de tsunami em Taiwan, Japão e Filipinas
Um alerta de retirada do local foi emitido para a costa japonesa de Okinawa, conforme relatado pela rede japonesa NHK. Segundo a NHK, grandes ondas já atingiram o litoral da ilha de Yonaguni, que pertence ao Japão e está próxima a Taiwan. As Filipinas também emitiram um alerta de tsunami para suas regiões costeiras. A imprensa estatal chinesa informou que o tremor também foi sentido em várias cidades da Província de Fujian, na China, incluindo Fuzhou, Xiamen, Quanzhou e Ningde. Horas após os tremores, Taiwan, Japão e Filipinas cancelaram seus alertas de tsunami.

O Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico declarou que a ameaça aos Estados Unidos diminuiu significativamente. Ondas de tsunami foram observadas na costa de Taiwan e nas ilhas do sudoeste do Japão após um terremoto de magnitude 7,4 atingir a região. Até o momento, não há relatos imediatos de danos importantes causados por essas ondas

Curta nossa Fanpage no Facebook

Seu Portal de últimas notícias das cidades de Barueri, Santana de Parnaíba, Carapicuíba, Osasco, São Paulo e região de Alphaville e Granja Viana.

Publicidade


Contato

Telefone
(11) 9 8476-9654

Endereço
Edifício Beta Trade
Rua Caldas Novas, 50, Sala 175,
Bethaville I - SP, CEP 06404-301.


©2014 - 2024 - Jornal NC. Todos os direitos reservados