Justiça rejeita liminares da oposição e mantém privatização da Sabesp

Desembargador Mateus Fontes não viu motivos que sustentassem concessão de uma liminar para suspender a tramitação do projetoide lei



Por:Jornal NC - Publicado em 16/11/2023

Justiça rejeita liminares da oposição  e mantém privatização da Sabesp

O Tribunal de Justiça de São Paulo rejeitou dois pedidos de liminares da oposição ao governador Tarcísio de Freitas para suspender a tramitação do projeto de lei que privatiza a Sabesp, maior estatal paulista. Um dos pedidos, apresentado pelo deputado Jorge do Carmo (PT), dizia não haver justificativa para que o projeto tramite sob regime de urgência na Assembleia Legislativa do estado. “A adoção do rito de urgência em proposições legislativas é prerrogativa regimental atribuída à Presidência da Casa Legislativa, consistindo em matéria genuinamente interna corporis”, afirmou na decisão o desembargador Mateus Fontes. Em outra ação, apresentada pelo deputado Guilherme Cortes (PSOL), a oposição alegou que a privatização não poderia ocorrer por meio de um projeto de lei, mas sim por proposta de emenda constitucional.

Veja Também: Senado aprova reforma tributária; texto volta à Câmara

O desembargador Mateus Fontes, porém, não viu motivos que sustentassem concessão de uma liminar para suspender a tramitação do projeto de lei. “À primeira vista, a situação fática descrita pelo impetrante envolve interpretação regimentais da Casa Legislativa. Correção de desvios regimentais, por refletir tema subsumível à noção de atos “interna corporis”, não estão sujeitos ao controle judicial”, afirmou. Com as decisões, a tramitação do projeto de lei continua na Assembleia Legislativa nesta semana. Na quinta-feira (16) está prevista a audiência pública prevista pela oposição. Depois, o debate continuará no Colégio de Comissões, onde o PL começou a tramitar na semana passada. A expectativa do Palácio dos Bandeirantes é de aprovar o projeto de lei até dezembro. Na última sexta-feira (10), o relator da proposta, deputado Barros Munhoz, calcular haver cerca de 60 votos favoráveis à aprovação, dentro de um universo de 94 deputados. Para aprovar o projeto são necessários 48 votos. Tarcísio deverá se reunir com integrantes do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE) para tratar da privatização da Sabesp.

Curta nossa Fanpage no Facebook


Seu Portal de últimas notícias das cidades de Barueri, Santana de Parnaíba, Carapicuíba, Osasco, São Paulo e região de Alphaville e Granja Viana.

Publicidade


Contato

Telefone
(11) 9 8476-9654

Endereço
Edifício Beta Trade
Rua Caldas Novas, 50, Sala 175,
Bethaville I - SP, CEP 06404-301.


©2014 - 2024 - Jornal NC. Todos os direitos reservados