Por:Jornal NC - Publicado em 13/07/2017
Um iceberg de um trilhão de toneladas, um dos maiores já registrados, se desprendeu de uma plataforma de gelo gigantesca na Antártica, anunciaram nesta quarta-feira (12) os cientistas da Universidade de Swansea, no Reino Unido.
Em um comunicado, os especialistas em estudos antárticos da universidade indicaram que o desprendimento ocorreu entre 10 e 12 de julho, quando o iceberg -- de 5.800 quilômetros quadradados -- se separou da plataforma Larsen C do continente branco.
“Ele pode permanecer inteiro, mas é mais provável que se quebre em fragmentos. Parte do gelo pode permanecer na área por décadas, enquanto outras partes podem seguir para o norte, para águas mais quentes”, disse Adrian Luckman, professor da Universidade de Swansea e principal pesquisador do projeto MIDAS, que vem monitorando a plataforma de gelo há vários anos.
Veja Também: 6 lugares baratos e próximos a SP para viajar nos feriados de 2017
Aquecimento global?
Segundo os pesquisadores, é possível que o aquecimento global tenha contribuído para a aceleração da ruptura, porém não há evidências científicas concretas que possam provar essa teoria. A fenda vem se formando há vários anos, mas o processo se acelerou recentemente.
No ano passado, cientistas afirmaram que a rachadura na Larsen C estava aumentando rapidamente. Mas, em dezembro, o ritmo aumentou a patamares nunca antes vistos, avançando 18 km em duas semanas.A Larsen C é a maior plataforma de gelo no norte da Antártica. As plataformas de gelo são as porções da Antártica onde a camada de gelo está sobre o oceano.
Curta nossa Fanpage no Facebook
Publicidade
CidadesCidades
São Paulo prorroga até sábado alerta de risco elevado para incêndios
Internacional
Ucrânia atinge Moscou no maior ataque de drones
EspeciaisEspeciais
Comissão discute impactos da reforma tributária na cultura, hotelaria e parques
CidadesCidades
Governo de São Paulo amplia ações de enfrentamento aos incêndios em parceria com iniciativa privada
InternacionalInternacional
Após reunião, Coreia do Norte aceita enviar orquestra à Olimpíada no Sul
EntretenimentoEntretenimento
Peça com entrada franca no Teatro Municipal aborda ofício do palhaço
Publicidade