Por:Jornal NC - Publicado em 09/10/2019
Para celebrar o mês de conscientização sobre o câncer de mama, o Hospital Municipal de Barueri Dr. Francisco Moran (HMB) ampliou o horário de atendimento para mamografia durante os próximos dois meses. No período, o exame poderá ser realizado de segunda-feira a sábado, entre 8h e 19h, conforme agendamento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Normalmente, o atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, entre 8h e 17h40. Com a ampliação, a estimativa é que sejam realizadas 3.000 mamografias em outubro (mais do que o dobro do que é realizado mensalmente) e 2.500 em novembro.
De janeiro a agosto deste ano o HMB já realizou 10.135 mamografias, que é o exame radiológico capaz de detectar a presença do câncer de mama, antes mesmo de se tornar palpável.
O procedimento, considerado não invasivo, é indicado para mulheres com mais de 40 anos e tem duração média de dez minutos.
“A mamografia é um exame para avaliar se existe alguma alteração na mama, detectar lesões e rastrear doenças”, explica Rachel Ribeiro, oncologista do hospital, que ressalta a importância de fazer esse exame rotineiramente para tratar qualquer enfermidade o mais rápido possível. Além do cuidado físico, o HMB também considera importante oferecer informação segura e correta para a população, por isso promoverá palestras para pacientes e colaboradores sobre os cuidados com a saúde da mulher.
Já nesta terça-feira (8/10), Vânia Zito, médica e coordenadora do setor de qualidade, abordará o tema “A incrível arte de viver”, às 10h no espaço de eventos do Hospital, localizado no piso intermediário. Nesse mesmo local, no dia 22/10, às 14h, a empreendedora social Silvana Sanguinete falará sobre “Propósito de vida mais repaginado”. Os eventos são abertos ao público e não há necessidade de fazer inscrição para participar.
Veja Também: Sema de Barueri alerta donos de cães sobre perigos da cinomose
Sinais
De acordo com os dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é uma doença resultante da multiplicação de células anormais, que forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos. Esse tipo de câncer é o mais comum nas mulheres, depois do câncer de pele, e é considerado também o que mais causa morte por câncer na população feminina.
Diante de dados alarmantes, as melhores formas de cuidado são: manter o peso corporal adequado, praticar atividade física, evitar o consumo de bebidas alcoólicas, fazer exames com regularidade e principalmente estar atento ao próprio corpo. “Olhar para nós mesmos é sempre muito importante porque o corpo mostra alterações.
Prestando atenção dá pra perceber as mudanças e procurar atendimento”, alerta Rachel, que pontua o endurecimento das mamas, mudanças na coloração da pele, saída espontânea de líquido do mamilo, mudança no formato do mamilo e nódulo no pescoço ou axilas como sinais de alerta.
Curta nossa Fanpage no Facebook
Publicidade
NacionalNacional
Oito em 10 prefeitos que tentaram reeleição conquistaram novo mandato
Internacional
Furacão Milton deixa rastro de destruição e pelo menos dois mortos na Flórida
EspeciaisEspeciais
Congresso e STF discutem volta de doações eleitorais de empresas para 2026
NacionalNacional
Eleições 2024: 103 municípios podem ter 2º turno em 27 de outubro
Educação
Laboratórios modernos possibilitam importantes projetos científicos nas escolas da rede
NacionalNacional
Wagner Moura é indicado como melhor ator no Globo de Ouro
Publicidade