Por:Jornal NC - Publicado em 28/09/2017
Um homem de 35 anos saiu de um estado vegetativo de 15 anos após se submeter a um tratamento de estimulação do nervo vago -- técnica já usada para tratar pacientes com depressão severa e epilepsia. O nervo vago se estende do cérebro ao abdômen e ajuda a conectar o órgão com outros do organismo; entre eles, o intestino. A estrutura está associada à vigília, à vigilância e a outras funções essenciais do corpo humano.
A volta do homem à consciência, no entanto, apesar de comemorada pela ciência, foi considerada mínima – já que ele passou de um estado de não reação para um estado em que passou a responder a pequenos estímulos. A façanha, segundo pesquisadores, foi importante porque demonstra que é possível tirar alguém do estado vegetativo mesmo após longos períodos. Normalmente, a medicina considera que é possível voltar à consciência em um prazo máximo de 12 meses.
Os achados foram publicados na revista “Current Biology” nesta segunda-feira (25). O implante para a estimulação foi colocado no peito do homem. Homem respondeu a estímulosNo estudo, pesquisadores relatam que a atenção, os movimentos e a atividade do cérebro do paciente melhoraram de forma perceptiva. O homem também respondeu a ordens simples: conseguiu seguir objetos com os olhos mediante solicitação.
Veja Também: Estudo identifica possível causa da morte de neurônios em bebês com zika
Em um outro momento, percebeu-se também que o homem conseguiu reagir a ameaças. Por exemplo, quando a cabeça de alguém se aproxima a seu rosto, ele reage com surpresa ao abrir os olhos. Em exames, pesquisadores também notaram sinais de aumento da atividade cerebral em áreas cerebrais associadas ao movimento, à sensação e à consciência. Outras análises também demonstraram que o cérebro estava mais conectado.
Curta nossa Fanpage no Facebook
Publicidade
CidadesCidades
Festival de assadores e torresmo acontece no parque Teresa Maia em Cotia neste final de semana
CidadesCidades
Novo APP do Aluno facilita a vida acadêmica de pais e estudantes da rede
Internacional
Máscaras deixam de ser recomendadas em aeroportos e voos da União Europeia
EspeciaisPolítica
Câmara aprova inclusão do símbolo de autismo em placas de prioridade
Política
Assembleia Legislativa do Estado de SP aprova reajuste do salário mínimo
Esportes
Basquete sub-17 busca terceira vitória seguida no Campeonato Paulista
Publicidade