Por:Jornal NC - Publicado em 14/07/2016
Com frequência os consumidores associam os alimentos congelados a uma perda de qualidade e menor nível nutricional. Porém, a verdade é que não existem razões para que uma cenoura congelada seja menos nutritiva que uma fresca.
Mas qualquer processamento de alimento sempre faz com que ele sofra alguma alteração.
O congelamento, por exemplo, pode levar à perda de algumas das qualidades organolépticas (cheiro, textura, sabor e cor). No entanto, as perdas serão mínimas se o processo for realizado de forma adequada.
Mesmo assim, especialistas recomendam que as pessoas consumam alimentos frescos produzidos na região em que vivem sempre que possível.
Se o acesso a produtos frescos - e maduros - colhidos localmente não é possível, é aí que os congelados surgem como uma boa alternativa.
As frutas, verduras e legumes que serão congelados geralmente são colhidos em seu ponto certo de maturação. E passam pelo processo de forma quase imediata.
Veja Também: 2º melhor golfista do mundo desiste da Rio 2016 por causa do vírus da Zika
Antes, são mergulhados rapidamente em água fervendo, segundo recomendações da FDA (Food and Drug Administration, ou Agência de Alimentos e Remédios, em tradução livre), a Anvisa dos Estados Unidos, e da Autoridade Europeia de Segurança Alimentar.
As duas instituições também descrevem a técnica de ultracongelamento ideal: os alimentos são congelados o mais rapidamente possível a temperaturas que alcançam os 40 graus negativos, o que leva a uma maior conservação de sabor, textura, cor e cheiro.
Com essa técnica, os micro-organismos potencialmente nocivos são mortos, a vida útil do alimento aumenta, segundo especialistas. Além disso, continua com 100% de seu conteúdo nutricional, afirmam. Curta nossa Fanpage no Facebook
Publicidade
CidadesCidades
Obras ViaOeste: Avanço na duplicação das marginais em Barueri exige alteração no tráfego em Alphaville
InternacionalInternacional
Onda de calor na Europa deixa oito mortos e causa recordes de temperatura
EspeciaisEspeciais
Energia elétrica fica mais cara em SP a partir de sexta-feira dia 4
CidadesCidades
Frente fria provoca queda nas temperaturas nos próximos dias
Carros
Confira como será a próxima geração do Ford Fiesta
Cidades
Apagão no Amapá não foi provocado por raio, diz laudo
Publicidade