Por:Jornal NC - Publicado em 28/07/2016
O Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) começa nesta segunda-feira, 25, os testes clínicos para tratamento de câncer com a fosfoetanolamina sintética. Na primeira fase, o estudo prevê a avaliação de 10 pacientes para determinar a segurança da dose que vem sendo usada na comunidade. Caso a droga não apresente efeitos colaterais graves em humanos, a pesquisa com o composto que ficou conhecido por “pílula do câncer” terá prosseguimento.
A inclusão de mais 21 pacientes para cada um dos 10 grupos de tumor — cabeça e pescoço, pulmão, mama, cólon e reto (intestino), colo uterino, próstata, melanoma, pâncreas, estômago e fígado — está prevista no chamado Estágio 1 dos testes. Se o Icesp observar sinais de atividade da substância nessa fase, o Estágio 2 começa com mais 20 participantes em cada grupo.
Progressivamente, desde que se comprove atividade relevante, a inclusão de novos pacientes continuará até atingir o máximo de mil pessoas, ou seja, 100 para cada tipo de câncer. Não haverá inscrição de pacientes de fora para realização dos testes. A previsão de término da pesquisa é de dois anos.
Veja Também: Passar muito tempo em frente ao computador pode prejudicar a visão
Segundo a Secretaria de Saúde, o pesquisador aposentado da Universidade de São Paulo (USP) de São Carlos Gilberto Chierice tem acompanhado todo o processo. A fosfoetanolamina sintética foi estudada por Chierice, enquanto ele ainda estava ligado ao Grupo de Química Analítica e Tecnologia de Polímeros da universidade. Algumas pessoas tiveram acesso às cápsulas contendo a substância, produzidas pelo professor, que usaram como medicamento contra o câncer.
O início dos testes em humanos é possível com a aprovação da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa, do Ministério da Saúde. A Fundação para o Remédio Popular (Furp), laboratório oficial da Secretaria de Saúde do estado, forneceu as cápsulas suficientes da substância para realização da pesquisa.
Curta nossa Fanpage no Facebook
Publicidade
CidadesCidades
Barueri se consolida como um polo de desenvolvimento econômico no Brasil
EspeciaisEspeciais
Lula defende soluções criativas para reduzir déficit habitacional
InternacionalInternacional
China eleva tarifas contra EUA a 84% e intensifica guerra comercial
CidadesCidades
Prefeitura de Barueri inaugura escola e estação cultural no Parque Viana
Internacional
OMS revisa recomendações de vacinas contra Covid-19 para nova fase da pandemia
EspeciaisEspeciais
Guerra invisível: estamos prestes a ver uma Guerra Mundial Cibernética?
Publicidade