Por:Jornal NC - Publicado em 25/01/2018
O Fórum Econômico Mundial anunciou nesta quarta-feira (24) a criação de um Centro Global para o Ciberespaço, que estará em operação a partir de março e com o qual pretende fomentar desde Genebra a colaboração pública-privada na luta contra as ameaças cibernéticas.
O diretor do Fórum, Alois Zwinggi, explicou em uma coletiva de imprensa que “claramente a cibersegurança se transformou em um dos temas mais importantes do mundo”, já que o custo dos crimes cibernéticos chegam globalmente a US$ 500 bilhões a cada ano. A segurança cibernética “afeta todos os aspectos da sociedade, incluido o crescimento econômico”, disse, para acrescentar que o Fórum vê como uma “clara necessidade de uma melhor cooperação” entre o setor público e privado. Concretamente, o Fórum de Davos quer estabelecer um “depósito” para a informação cibernética, já que “é crucial que o setor público e o privado compartilhem dados globalmente”, apontou Zwinggi.
Veja Também: Conselho do TSE discute prevenção de notícias falsas na campanha eleitoral
O Fórum Econômico Mundial também pretende gerar educação em cibersegurança, especialmente em países com muito potencial para reforçar a defesa. Além disso, a organização quer elaborar recomendações para marcos reguladores neste campo e definir o futuro de cenários em matéria de cibersegurança. O Centro estará situado em Genebra e entrará em operação a partir de março, disse Zwinggi, terá sua própria organização e infraestrutura.
Os membros serão companhias globais que são mais afetadas pelas ameaças cibernéticas e governos do G20 e outros países relevantes, para além de organizações internacionais. O diretor da Europol, Rob Wainwright, qualificou a criação do Centro como um passo “importante” na luta contra as ameaças cibernéticas.
Curta nossa Fanpage no Facebook
Publicidade
CidadesCidades
Barueri inicia contagem regressiva para a inauguração do Parque da Juventude Rubens Furlan Jr
Internacional
Inteligência Artificial pode aumentar o valor do comércio global em até 40% até 2040, aponta OMC
EspeciaisEspeciais
CCJ do Senado aprova relatório que regulamenta reforma tributária
CidadesCidades
Nova alça de acesso da Castello Branco no km 23 será liberada
Especiais
Câmara aprova projeto que destina R$ 2 bilhões para Santas Casas
CidadesCidades
Novos conselheiros tutelares tomaram posse neste domingo (10)
Publicidade