Por:Jornal NC - Publicado em 09/03/2016
Um grupo de filhotes de animais silvestres atendidos pelo Cetas Barueri, o Centro de Triagem de Animais Silvestres da Secretaria de Meio Ambiente, foi encaminhado para uma área de soltura e monitoramentona região para que possam viver em liberdade em seu habitat natural.
Os animais ficaram por volta de quatro meses sob os cuidados da equipe do Cetas. Foram recebidosentre setembro e outubro do ano passado, época em que os filhotes de animais silvestres aparecem com mais frequência, já que o início da primavera é a época de reprodução dos animais.
Cuidados especiais
Faziam parte do grupo encaminhado para soltura cinco irerês, três jacuguaçus e um ouriço caixeiro. Para que eles pudessem se desenvolver e ganhar a liberdade, um grande esforço foi feito pela equipe de biólogos, veterinários e tratadores do Cetas. “Os principais desafios no cuidado com os filhotes são a temperatura e a alimentação”, ressalta Erika Kaihara, gestora da unidade. Ela explica que esses animais passaram por um período em ambiente com temperatura controlada e receberam um complemento multivitamínico, além de uma mistura especial para a alimentação.
Veja Também: Belo Monte pode colocar 50 espécies de peixes em risco, revela estudo
Erika ressalta ainda que ao encontrar um filhote de animal silvestre é preciso avaliar a situação com muito cuidado antes de retirá-lo do local onde ele está, pois a reabilitação deste tipo de animal é muito difícil longe da mãe. “Nem sempre é necessário recolher um filhote ao encontrá-lo na cidade,. Na maioria das vezes seus pais estão por perto e logo voltarão para ajudá-lo.”
O Cetas
O Cetas Barueri foi inaugurado em abril de 2012 e desde então já realizou mais de 3.200 mil atendimentos e encaminhou para soltura mais de dois mil animais silvestres, que hoje desfrutam da liberdade em vários locais do estado e do País.
O local, administrado pela Secretaria de Meio Ambiente de Barueri, recebe animais doentes, acidentados, provenientes de entrega voluntária e também vítimas do comércio ilegal de animais silvestres.Curta nossa Fanpage no Facebook
Publicidade
CidadesCidades
Nova alça de acesso da Castello Branco no km 23 será liberada
InternacionalInternacional
NASA encontra possíveis sinais de vida antiga em rochas de Marte
EspeciaisEspeciais
Itamaraty condena ameaça dos EUA de usar “poder militar” contra Brasil
CidadesCidades
Feiras de adoção de pets retornam a partir do dia 03 de setembro
PolíticaPolítica
Odebrecht pagou R$ 7,3 milhões em propina por reforma do Maracanã
Internacional
Nível do mar subiu mais em cem anos que em três milênios
Publicidade