Por:Jornal NC - Publicado em 01/07/2020
As famílias de Barueri que estiveram cara a cara com o novo coronavírus têm recebido acolhimento e suporte dos assistentes sociais que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), comandadas pela Coordenadoria de Atenção Básica à Saúde (Cabs) do município.
No dia 7 de maio o Serviço Social se estendeu também aos familiares das vítimas da Covid-19, prestando assistência via telefone, fornecendo orientações e intermediando o acesso deles a serviços e benefícios a que possam ter direito.
Os profissionais também estão planejando as futuras ações que deverão ser implementadas nas UBSs no período de transição, quando os serviços suspensos começarem a ser retomados.
Suellen conta que a equipe tem prestado muitas orientações sobre benefícios sociais, além de auxiliar no recebimento desses também, além de outros encaminhamentos que se façam necessários.
Veja Também: Sanitização semanal em volta do PS Central de Barueri reforça prevenção contra o coronavírus
A assistente social Danila Martins Matelli atua, originalmente, na UBS do Parque Viana. Com a propagação do novo coronavírus ela foi convidada a trabalhar no Pronto-Atendimento do Jardim Paulista, que serve como hospital de referência para a doença. Lá também essa nova realidade exigiu adaptações da equipe que compõe do Serviço Social e atuação em outras frentes.
“Com a intervenção e articulação do Serviço Social, estabelecemos um serviço de teleatendimento, voltado para o contato com as famílias dos pacientes internados. Nós somos responsáveis por identificar a pessoa de referência na unidade familiar com o intuito do repasse das informações clínicas diárias pela equipe médica, bem como a sensibilização da família para que eleja um membro, a fim de torná-lo referência para tal finalidade. Orientamos os familiares sobre a rotina hospitalar e a dinâmica da unidade, bem como a importância do isolamento social de familiares e contactantes. Atualizamos, sempre que necessário, os contatos telefônicos e referências familiares para disponibilizar às equipes. Esta atividade tem exigido uma prática ampliada e humanizada, pois entendemos que o contato via telefone deve possibilitar o acesso à informação de qualidade e contribuir para amenizar o sofrimento das famílias”, detalha.
Os assistentes sociais estão presentes em todas as UBSs de Barueri. Eles também estão atendendo pacientes que buscam a unidade presencialmente, além de compor projetos voltados ao acolhimento dos profissionais de saúde que atuam com eles na luta contra a Covid-19.
Curta nossa Fanpage no Facebook
Publicidade
NacionalNacional
Oito em 10 prefeitos que tentaram reeleição conquistaram novo mandato
Internacional
Furacão Milton deixa rastro de destruição e pelo menos dois mortos na Flórida
EspeciaisEspeciais
Congresso e STF discutem volta de doações eleitorais de empresas para 2026
NacionalNacional
Eleições 2024: 103 municípios podem ter 2º turno em 27 de outubro
CidadesCidades
Escolas, UBS e terminal rodoviário estão em construção no Vale do Sol
TecnologiaCidades
Barueri é 1º lugar em economia no ranking de Smart Cities
Publicidade