Por:Jornal NC - Publicado em 02/08/2018
Depois de anunciar que derrubou 196 páginas e 87 contas falsas no Brasil na última semana envolvidas com a disseminação de fake news, o Facebook revelou que eliminou da sua plataforma 32 páginas e contas dessa vez nos Estados Unidos. E com a mesma motivação. Segundo comunicado da companhia, tais perfis coordenavam esforços para promover a desinformação visando as eleições legislativas norte-americanas que acontecem em novembro.
“Esse tipo de comportamento não é permitido no Facebook porque não queremos que as pessoas ou organizações criem redes de contas que enganem os outros sobre quem são ou o que estão fazendo”, disse a empresa.
As investigações estão em fase inicial, informou o Facebook que não deu mais detalhes de quem estaria por trás da manipulação de informações.
Veja Também: Cientistas descobrem indícios de que Amazônia tinha agricultura
A companhia confirmou apenas que as contas derrubadas se desdobraram em esforços para esconder suas identidades e que suas táticas teriam, inclusive, superado as medidas de proteção adotadas pelo grupo russo Internet Research Agency (IRA), que se dedica a promover as posições do governo da Rússia nas redes sociais. Durante as eleições de 2016, o grupo protagonizou campanhas de divulgação de mentiras e notícias falsas sobre temas polêmicos para influenciar eleições que culminaram com Donald Trump como presidente dos EUA. Segundo o Facebook, as atividades das páginas derrubadas são consistentes com o que seu viu do IRA antes e depois das eleições de 2016 e que se encontraram provas de algumas conexões entre essas contas e as da IRA apagadas no passado. Entretanto, “há também diferenças”. No total, foram desativadas oito páginas e 17 perfis do Facebook, além de outras sete contas do Instagram. Elas tinham sido criadas entre março de 2017 e maio de 2018. Juntas, tais contas tinham mais de 290 mil usuários que seguiam pelo menos uma delas.
Curta nossa Fanpage no Facebook
Publicidade

Cidades
Parque da Juventude já funciona em grande espaço para cultura, esporte e lazer

Saúde e Bem EstarSaúde e Bem Estar
Barueri investe na Saúde e entrega 25 ambulâncias, entre elas UTIs móveis de alta tecnologia

EspeciaisEspeciais
Brasil e Indonésia firmam acordos; Lula confirma candidatura em 2026

Cidades
Programação cultural de outubro em Barueri traz diversão e conscientização sobre o câncer de mama

Educação
Vestibular 2017 da Unicamp recebe pedidos de isenção de taxa

CidadesCidades
Banco de Alimentos de Jandira inicia ano com fortalecimento de parcerias
Publicidade