Por:Jornal NC - Publicado em 15/09/2016
Praticar exercícios físicos pode compensar alguns aspectos dos efeitos nocivos para a saúde associados ao consumo de álcool - revela um estudo publicado na semana passada no “British Journal of Sports Medicine”.
Os dados demonstraram que “a associação entre a ingestão de álcool e o risco de mortalidade foi moderada pelo exercício físico”, descreveu a equipe no periódico.
Estudos anteriores mostraram que o consumo excessivo de álcool está relacionado a um aumento do risco de morte por diferentes causas, entre elas, doenças cardiovasculares, derrame e alguns tipos de câncer.
Para determinar se a atividade física modera a associação entre a ingestão de álcool e a morte por várias causas, os pesquisadores estudaram as respostas a questionários apresentados em nível nacional na Inglaterra e na Escócia entre 1994 e 2006.
Veja Também: Quatro em cada 10 mortes por infarto são de mulheres
Comparados com a abstinência, o consumo de álcool no passado e o consumo em níveis nocivos - ou seja, mais de uma unidade de álcool diária, equivalente a mais de uma taça de vinho por dia, aproximadamente, por exemplo - se associaram a um aumento do risco de mortalidade.
Ao se levar em consideração o fator da atividade física, observou-se que o risco de mortalidade aumentava em função da quantidade de álcool ingerida para as pessoas sedentárias.
O risco diminui, porém, e até desaparece em alguns casos, para os fisicamente ativos, desde que o consumo seja apenas esporádico e abaixo do quantidade recomendada.
“Nossos resultados dão argumentos adicionais a favor da atividade física como meio para favorecer a saúde da população, ainda na presença de outros comportamentos menos saudáveis”, acrescenta o estudo.Curta nossa Fanpage no Facebook
Publicidade
CidadesCidades
Governo de São Paulo amplia ações de enfrentamento aos incêndios em parceria com iniciativa privada
NacionalNacional
PIB cresce 1,4% no segundo trimestre e fica acima do esperado
EspeciaisEspeciais
Governo prevê salário mínimo de R$ 1.509 em 2025, com aumento de 6,87% em relação ao atual
NacionalNacional
Centro detecta aumento na taxa de positividade para covid no Rio
Política
CNM rebate declaração de ministro da Justiça sobre corrupção em prefeituras
Internacional
Polícia francesa faz operações antiterrorismo em cidades do país
Publicidade