Por:Jornal NC - Publicado em 11/01/2018
O ex-presidente do Irã Mahmoud Ahmadinejad teria sido preso por “incitar a violência” nos protestos ocorridos no país nas últimas semanas, informou o jornal árabe “Al Quds Al-Arabi”. No entanto, a informação não foi confirmada pelo governo de Hassan Rohani. De acordo com fontes ouvidas pela publicação, a prisão teria recebido a autorização do guia supremo do país, aiatolá Ali Khamenei, e ocorreu durante a visita de Ahmadinejad à cidade de Shiraz. O Irã começou a enfrentar uma série de manifestações em 28 de dezembro.
Veja Também: A economia venezuelana, em estado de coma
Iniciados na cidade de Mashhda, com pauta contra a inflação e a falta de empregos, os atos se espalharam por todo o país - com reivindicações que iam desde a corrupção do atual governo até a obrigação do uso de roupas islâmicas pelas mulheres. Além de culpar os “inimigos externos” da nação, Ahmadinejad também estava sendo acusado por membros do governo de agitar as manifestações. No dia 4 de janeiro, em um protesto em Bushehr, ele criticou Rohani por um “monopólio de riqueza pública”. Para tentar atenuar as manifestações, o governo anunciou um pacote de medidas econômicas para reduzir o desemprego na nação. Com informações da ANSA.
As maciças manifestações que começaram no Irã em 28 de dezembro de 2017, que estão tomando as ruas de grandes cidades iranianas entre elas Teerã, Mashhad, Isfahan e Rasht, resultaram em ao menos 20 vítimas mortais. O comandante do Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica, major-general Mohammad Ali Jafari, declarou em 3 de janeiro que as manifestações de 2017 foram fracassadas.
Curta nossa Fanpage no Facebook
Publicidade
CidadesCidades
Barueri comemora 76 anos com Péricles, Gato de Botas e muitas atrações gratuitas
InternacionalInternacional
Brasil e Japão firmam acordos e plano de ação para ampliar parcerias
EspeciaisEspeciais
Senado pode votar projetos sobre segurança e sonegação na próxima semana
CidadesCidades
Prefeitura entrega UBS do Jardim do Líbano a poucos dias do 76º aniversário de Barueri
CidadesCidades
Jandira e Barueri firmam convênio para pavimentar nova ligação viária entre as cidades
Carros
Como escolher o jogo de pneus mais adequado em uma loja
Publicidade