Por:Jornal NC - Publicado em 21/09/2017
Resultados preliminares de um estudo brasileiro indicam o possível mecanismo pelo qual o vírus da zika causa problemas cerebrais nos bebês; entre eles, a microcefalia. Analisando os cérebros de três bebês infectados, mortos logo após o nascimento, e comparando-os com o de um bebê sem zika, a pesquisa identificou que genes dos neurônios envolvidos no processo de sinalização do neurotransmissor glutamato estavam afetados. O glutamato é uma molécula com papel de sinalização entre os neurônios, ativando-os.
Entender o mecanismo pelo qual o zika tem essa preferência por neurônios é importante não só para tratamentos anti-zika, mas para possíveis terapias para outras condições. Outra pesquisa mostrou que o vírus pode ser usado no tratamento de tumores cerebrais. Remédio contra morte neuronal. Também um outro estudo, publicado em abril na revista “mBio”, liderado por Mauro Teixeira, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mostrou, usando neurônios em cultura, que o excesso de glutamato pode estar associado à infecção por zika e à morte de neurônios.
Veja Também: Esperar 25 segundos pode acabar com a sua vontade de comer doce
Os pesquisadores então testaram, também em laboratório, o uso de memantina, um medicamento já conhecido que combate sintomas do mal de Alzheimer, para bloquear o efeito tóxico do glutamato. Apesar de mais experimentos serem necessários, esses achados sugerem que drogas como a memantina possam ser usadas em gestantes infectadas com zika para evitar a microcefalia, mesmo sem eliminar o vírus em si.
Curta nossa Fanpage no Facebook
Publicidade
CidadesCidades
Obras ViaOeste: Avanço na duplicação das marginais em Barueri exige alteração no tráfego em Alphaville
InternacionalInternacional
Onda de calor na Europa deixa oito mortos e causa recordes de temperatura
EspeciaisEspeciais
Energia elétrica fica mais cara em SP a partir de sexta-feira dia 4
CidadesCidades
Frente fria provoca queda nas temperaturas nos próximos dias
EntretenimentoEntretenimento
Denise Fraga faz nova temporada de “A Visita da Velha Senhora”
CidadesCidades
Obras do São Lourenço alteram sentido de trecho da Marginal Esquerda
Publicidade