Por:Jornal NC - Publicado em 27/05/2021
A Secretaria de Educação de Barueri está implementando uma série de sugestões de atividades para todas as maternais e pré-escolas, no sentido de participarem da 12ª Semana Mundial do Brincar (SMB). O objetivo da iniciativa é valorizar as brincadeiras tradicionais, cantigas e jogos lúdicos, passados de geração em geração.
A data é celebrada entre os dias 22 e 30 de maio. Nesse período, as crianças e familiares receberão dicas de brincadeiras desde a tradicional amarelinha, pular corda, corrida do saco, entre muitas outras.
Quando a criança brinca, cria sua identidade, compartilha saberes, desenvolve habilidades, constrói seu mundo de forma significativa, e ter a família ao lado nesses momentos a faz ganhar mais segurança e confiança para realizar novas descobertas que contribuirão para sua aprendizagem.
A campanha, realizada pela Aliança pela Infância, promove a sensibilização sobre a importância do brincar, do direito da criança a ter infância e da necessidade do respeito e do cumprimento desse direito, mesmo em tempos de pandemia.
Veja Também: Educação de Barueri no Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
Nesta edição a SMB quer despertar o olhar amoroso dos adultos para um brincar que produz o sentido de acolhimento e proteção, que é familiar, comunitário, popular, tradicional. Trazer à tona manifestações culturais e artísticas de diferentes regiões, como as brincadeiras passadas de pais para filhos.
No atual momento de pandemia, é essencial fortalecer o brincar infantil, especialmente a atividade lúdica que expressa as necessidades de proteção e acolhimento das crianças. Um exemplo desse tipo de brincadeira é o faz de conta das “Casinhas das Infâncias”, tema da campanha deste ano.
Em Barueri, as escolas da rede estão movimentando a semana com sugestões das brincadeiras, por intermédio das redes sociais das escolas, WhatsApp Business, Google sala de aula, entre outros canais.
Curta nossa Fanpage no Facebook
Publicidade
CidadesCidades
Governo de São Paulo amplia ações de enfrentamento aos incêndios em parceria com iniciativa privada
NacionalNacional
PIB cresce 1,4% no segundo trimestre e fica acima do esperado
EspeciaisEspeciais
Governo prevê salário mínimo de R$ 1.509 em 2025, com aumento de 6,87% em relação ao atual
NacionalNacional
Centro detecta aumento na taxa de positividade para covid no Rio
Educação
Inep vai eliminar mais de 42 mil caixas de avaliações do Saeb e Enem
Internacional
O fim de uma era: morre a rainha Elizabeth 2ª aos 96 anos
Publicidade