Entenda o porquê dos carros sedãs não possuirem limpador de vidro traseiro

O uso do limpador traseiro é determinado principalmente pelo formato do veículo e suas características



Por:Jornal NC - Publicado em 22/06/2017

Entenda o porquê dos carros sedãs não possuirem limpador de vidro traseiro

O uso de limpador no vidro traseiro é determinado principalmente pelo formato do veículo e suas características aerodinâmicas.
Um sedã tende a possui coeficiente aerodinâmico menor (ou seja, mais eficiente) que um hatch ou perua.
Os hatches ou peruas, com traseira truncada, geram em movimento uma região de sucção ou “vácuo” na traseira desses veículos, que suga sujeira, pó e outras contaminantes que são depositados no vidro, dificultando a visibilidade para trás. Aliás, esse fenômeno pode ser perigoso se o posicionamento da saída dos gases de escape não for correta e permitir a sucção de monóxido de carbono para o interior do carro, em veículos cujo vidro traseiro pode ser baixado ou basculado.
Entretanto, esse fenômeno é reduzido em veículos com porta-malas prolongado, caso dos sedãs. Repare na foto abaixo que o fluxo de ar continua pelo vidro traseiro, ao contrário do que ocorre num hatch. Em velocidades mais elevadas, isso ajuda a escoar a água do vidro, eliminando a necessidade de um limpador.
Veja Também: Segundo especialistas, só troque o que realmente for preciso durante a manutenção do carro

O problema, como os donos de sedãs bem sabem, é que em velocidades mais baixas (como ao dar ré debaixo de chuva) a ausência de um limpador pode atrapalhar bastante a visão do motorista caso o vidro traseiro esteja todo molhado.
Há outra razão técnica para os sedãs não terem limpadores atrás: a dificuldade de instalação. Em hatches e peruas, o vidro traseiro é parte integrante da tampa do porta-malas, facilitando a instalação do mecanismo do limpador na própria tampa.
Mesmo assim, há casos de sedãs com limpador traseiro, principalmente no Japão (como o Lancer Evo na foto de abertura da matéria) e em alguns países do hemisfério norte onde a neve é algo corriqueiro no inverno.
Curta nossa Fanpage no Facebook

Seu Portal de últimas notícias das cidades de Barueri, Santana de Parnaíba, Carapicuíba, Osasco, São Paulo e região de Alphaville e Granja Viana.

Publicidade


Contato

Telefone
(11) 9 8476-9654

Endereço
Edifício Beta Trade
Rua Caldas Novas, 50, Sala 175,
Bethaville I - SP, CEP 06404-301.


©2014 - 2024 - Jornal NC. Todos os direitos reservados