Por:Jornal NC - Publicado em 12/01/2017
Quando se fala no desenvolvimento de uma cidade, automaticamente a ideia é de que o lugar evolua no que diz respeito à estrutura oferecida para seus cidadãos. Por outro lado, o movimento de urbanização é também responsável por uma série de alterações na relação entre aquele espaço e o meio ambiente.
Dentre todas as mudanças está o aumento da impermeabilização nos centros urbanos, além dos grandes níveis de gases poluentes emitidos de maneiras diferentes. Desta forma, o resultado é a transformação do clima nas cidades, fazendo com que sofram com temperaturas mais altas e baixa umidade relativa do ar como principais consequências.
Para explicar este processo, é preciso identificar uma das características mais comuns ao asfalto e construções presentes nas cidades, que é a absorção e armazenamento do calor gerado pela energia do sol (ex: o mormaço), responsável por elevar ainda mais a temperatura dentro deste ambiente. O papel das árvores entra justamente nesta fase, com a tarefa de amenizar o desequilíbrio ecológico criado pela grande concentração de gases carbônicos.
Veja Também: Amazônia perde o equivalente a 128 campos de futebol por hora
Por essa razão, a natureza tem uma função tão importante dentro deste espaço, que é reparar, dentro do possível, os estragos causados pelo dióxido de carbono (CO2), principal causador do efeito estufa. Isso acontece principalmente durante a fotossíntese, quando as plantas removem o CO2 na atmosfera e, consequentemente, ajudam a diminuir a concentração desse gás.
Também com as árvores, a formação de mais sombras ajuda a tornar o ambiente mais fresco, através da evapotranspiração, responsável por liberar a umidade no ar. Assim, mesmo que indiretamente, as árvores podem ser consideradas como um dos fatores mais importantes para diminuir o aquecimento global.Curta nossa Fanpage no Facebook
Publicidade
CidadesCidades
Nova alça de acesso da Castello Branco no km 23 será liberada
InternacionalInternacional
NASA encontra possíveis sinais de vida antiga em rochas de Marte
EspeciaisEspeciais
Itamaraty condena ameaça dos EUA de usar “poder militar” contra Brasil
CidadesCidades
Feiras de adoção de pets retornam a partir do dia 03 de setembro
PolíticaPolítica
Em Ilhabela pré-sal enriquece cidade mas moradores reclamam de falta de infraestrutura
Internacional
Negociação de paz entre Rússia e Ucrânia é improvável no futuro próximo
Publicidade