Por:Jornal NC - Publicado em 29/01/2016
Ao final de 2014, o mundo contabilizou uma potência instalada de geração de energia solar fotovoltaica de 180 Gigawatts (GW), 40,2 GW a mais que em 2013. Os dados são do relatório “Energia Solar no Brasil e no Mundo – Ano de Referência – 2014”, publicado pelo Ministério de Minas e Energia (MME).
De acordo com a publicação, os cinco primeiros países em potência instalada são Alemanha, China, Japão, Itália e EUA. Juntos, eles respondem por 70% do total mundial. No entanto, ao que parece, o cenário deve mudar logo. Para 2015, estima-se que a China alcance o 1º lugar no ranking mundial de potência instalada.
Além disso, outra previsão que chama a atenção é a de que, em 2018, o Brasil deverá estar entre os 20 países com maior geração de energia solar no mundo, considerando a potência já contratada (2,6 GW) e a escala da expansão dos demais países.
Veja Também: Engenheiro cria sistema natural para tratar esgoto
A posição pode ser explicada pelo enorme potencial brasileiro, encontrado principalmente no Nordeste. A região apresenta os maiores valores de irradiação solar global, com a maior média e a menor variabilidade anual, dentre todas as regiões geográficas. Os valores máximos de irradiação solar são observados na região central da Bahia e no noroeste de Minas Gerais.
De acordo com dados da Agência Internacional de Energia (IEA), a energia solar deve responder por cerca de 11% da oferta mundial de energia elétrica em 2050 (5 mil TWh). Outros estudos revelam que, no Brasil, nesse mesmo período, 18% dos domicílios contarão com geração fotovoltaica (8,6 TWh).
Ministério garante incentivos
O Ministério de Minas e Energia lançou em dezembro o Programa de Geração Distribuída de Energia Elétrica (ProGD), com o objetivo de estimular a geração de energia pelos próprios consumidores (residencial, comercial, industrial e rural) com base em fontes renováveis, em especial a fotovoltaica.
O governo acredita que a proposta deve alavancar o consumo de energia solar. Há potencial para a instalação de 23,5 GW até 2030 já que o nordeste apresenta os maiores valores de irradiação solar global.Curta nossa Fanpage no Facebook
Publicidade
CidadesCidades
Obras ViaOeste: Avanço na duplicação das marginais em Barueri exige alteração no tráfego em Alphaville
InternacionalInternacional
Onda de calor na Europa deixa oito mortos e causa recordes de temperatura
EspeciaisEspeciais
Energia elétrica fica mais cara em SP a partir de sexta-feira dia 4
CidadesCidades
Frente fria provoca queda nas temperaturas nos próximos dias
NacionalNacional
Mais de 400 mil candidatos estão registrados para eleições municipais
Internacional
Milhares de pessoas fogem dos combates na capital do Sudão
Publicidade