Por:Jornal NC - Publicado em 14/06/2018
Até o mês de agosto, alunos do Ensino Técnico Integrado da unidade Professor Moacyr Domingos Sávio Veronezi, no Parque Imperial, têm a tarefa de montar um computador de tamanho reduzido e de baixo custo com a placa Franzininho. O equipamento que contará com open hardware funcionará também como um teste de aplicação em robótica aos estudantes do curso de Manutenção e Suporte em Informática. O resultado dos trabalhos poderá ser conferido pelo público na ExpoTEC, a feira de profissões da Fieb.
De acordo com os idealizadores da proposta, a iniciativa estimula a participação ativa dos alunos na montagem de computadores e projetos de automação visando, principalmente, a aprendizagem prática sobre o assunto. Para levar o trabalho adiante, os participantes receberão os kits com os componentes necessários. Em seguida, escolhem e documentam o projeto para então ter o treinamento de técnicas de montagem para iniciar a construção da placa Franzininho. Os primeiros testes devem ocorrer até o final de junho. Os professores responsáveis são Robson de Almeida, Augusto Rocha e Paulo Barcellos. Coordenador do curso técnico de Manutenção e Suporte Informática, o professor Robson reforça que a criatividade dos alunos é estimulada com a atividade e isso acontece por colocar em ação o open hardware e a noções do movimento “maker”.
Veja Também: Alunas de Barueri desenvolvem aplicativos e integram concurso internacional de tecnologia
Ele informa também que para esse semestre, os docentes implementaram um novo quadro curricular no curso, inserindo uma disciplina voltada a orientar os estudantes na perspectiva empreendedora. Um exemplo citado pelo professor foi o projeto desenvolvido por alunos da 3ª série de uma janela automatizada, que abre e fecha conforme variação de temperatura e umidade local. Além da atividade prática, os estudantes também têm palestras do professor doutor Francisco Isidro, da Universidade Federal do ABC. O coordenador do curso de Manutenção e Suporte Informática enfatiza que a interação traz grande credibilidade para projeto, sobretudo porque o professor é um incentivador.
Curta nossa Fanpage no Facebook
Publicidade
Saúde e Bem Estar
Antídoto contra intoxicação por metanol está disponível em 9 estados
EspeciaisEspeciais
Governo Lula espera apoio global a declaração contra fome e pobreza na COP
EspeciaisEspeciais
Parque da Juventude terá o primeiro campo de rugby de Barueri
CidadesCidades
Vacinação nas escolas: mais de 6,7 mil alunos serão imunizados em Barueri
EducaçãoCidades
Alunos da Emef Pimentel participam de projeto Cientistas Mirins
Cidades
Prefeitura de Araçariguama anuncia conquistas de quase 13 milhões em recursos
Publicidade