Por:Jornal NC - Publicado em 29/03/2018
O local que oferece diversas atividades gratuitas, também abriga o programa que visa formar essas mulheres que não tiveram acesso ou não completaram os estudos do Ensino Fundamental.
Em uma sala de aula sempre lotada, a atividade explorou o tema “Meu Mundo Ainda Tem Futuro” e comtemplou o objetivo de número 4 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da ONU - Educação de Qualidade -, em que as alunas em cartolinas escreveram em poucas palavras o que a vida é para elas depois que começaram a estudar.
Veja Também: Pessoas com síndrome de Down ganham mais autonomia em Barueri
Nas mãos estão escritas suas histórias
A vida simples e com poucos recursos fez Cícera Maria Santos, 58 anos, parar de frequentar a sala de aula. “Com 9 anos trabalhei na cana de açúcar no interior no Pernambuco, tenho calo nas mãos até hoje.
Com 16 anos, eu casei e viemos para São Paulo. Depois do falecimento do meu marido, fiquei muito abalada e resolvi cuidar de mim.
A minha nora me incentivou e fiz a matrícula. Eu era muito tímida, nunca achei que teria condições de voltar a estudar, nunca pensei que minha mente pudesse se abrir. Hoje sonho ocupar uma sala de aula como professora”, emocionada, declarou a dona de casa.
Nova identidade
Para a pernambucana Maria Januária, 45 anos, um dos momentos mais especiais de sua vida foi assinar o seu nome. “Minha infância foi na roça, a minha mãe me criou com meus irmãos sozinha. Tivemos que trabalhar cedo e nunca fui à escola.
Hoje, já escrevo o meu nome e não preciso mais usar a minha digital. Quando eu renovei o RG e assinei o meu nome, comecei a chorar de felicidade.
Estudar mudou tudo para mim, se eu soubesse que aqui era tão bom, teria vindo pra cá há muito tempo.”
Curta nossa Fanpage no Facebook
Publicidade
CidadesCidades
Barueri comemora 76 anos com Péricles, Gato de Botas e muitas atrações gratuitas
InternacionalInternacional
Brasil e Japão firmam acordos e plano de ação para ampliar parcerias
EspeciaisEspeciais
Senado pode votar projetos sobre segurança e sonegação na próxima semana
CidadesCidades
Prefeitura entrega UBS do Jardim do Líbano a poucos dias do 76º aniversário de Barueri
Política
Lula apresenta recurso no TRF4 contra condenação no caso do triplex
EducaçãoEducação
Barueri monta pronto-socorro da leitura na Bienal do Livro
Publicidade