Por:Jornal NC - Publicado em 26/07/2018
Sendo com jogos de tabuleiro, brinquedos de montar, desenhos, pintura ou música, o importante é se desafiar. Sabendo do poder das brincadeiras, a SDPD (Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Barueri) oferece atividades em sua brinquedoteca, onde as pessoas com deficiência também desenvolvem habilidades que melhoram a sua qualidade de vida.
“Brincar é coisa séria, ensina desafios, estimula o cognitivo e a compreensão do mundo”, afirma a brinquedista e mediadora de leitura Krisângela do Nascimento, sobre o trabalho que realiza no espaço lúdico da SDPD.
Veja Também: Santana de Parnaíba inaugura novo colégio no bairro Sítio do Morro
Para crianças e adultos, durante as atividades na brinquedoteca, são utilizados diferentes brinquedos, alguns adaptados que, além de ajudarem nas funções motoras e cognitivas de pessoas com qualquer tipo de deficiência, inserem valores de pequenas vitórias e incentivam a socialização.
“Não limitamos o atendido, se ele quiser montar um brinquedo de encaixe, mesmo que ele tenha uma dificuldade motora mais grave, ele deve tentar sempre”, conta.
Um dos atendidos que adora participar das atividades lúdicas é o Mateus de Almeida, de 17 anos e que tem deficiência múltipla. “A interação também estabelece vínculos importantes e com o olho no olho, como ele também tem autismo, é construída uma relação de afeto e confiança, sentimentos difíceis de serem manifestados e nesses casos são estimulados”, concluiu Krisângela.
Cerca de 100 pessoas participam da brinquedoteca, que também funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Essa atividade pertence ao Departamento de Cultura da SDPD que atende todas as deficiências em diversas oficinas voltadas à arte e à cultura.
Curta nossa Fanpage no Facebook
Publicidade
CidadesCidades
Programa Morar Bem já transformou a vida de 300 famílias de Barueri com suas reformas
InternacionalInternacional
EUA: imigrantes entram com ação para bloquear deportações aceleradas
EspeciaisEspeciais
Congresso tem 55 vetos para analisar no retorno das atividades legislativas
CidadesCidades
Mais um Centro de Convivência para Barueri
EntretenimentoCidades
Bonequinhas LOL
Esportes
Pratto diz que ficaria seduzido caso o River Plate fizesse uma proposta
Publicidade