Por:Jornal NC - Publicado em 15/09/2016
Doadores de sangue passarão, a partir de agora, por triagem clínica para zika e chikungunya. Isso significa que os bancos de sangue deverão perguntar se o doador teve sintomas ou diagnóstico anterior de uma das doenças. A nova orientação, divulgada na noite desta segunda-feira (12), foi determinada em uma nota técnica assinada em conjunto pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e pelo Ministério da Saúde. A nota, porém, não determina que o sangue do doador seja testado para as doenças.
A recomendação se baseia no fato de que existem evidências de que o vírus da zika pode ser transmitido por transfusão de sangue, apesar de a principal forma de transmissão ser a picada do mosquito infectado. No caso da chikungunya, apesar de não existirem evidências de transmissão por transfusão, também não é possível determinar se o procedimento é seguro.
Veja Também: Casal canadense é forçado a se separar por não conseguir vaga em asilo
Segundo a nova orientação, os candidatos a doar sangue que foram diagnosticados clinica ou laboratorialmente com zika ou chikungunya não poderão doar por um período de 30 dias após a recuperação completa.
Já aqueles que tiveram contato sexual com alguém diagnosticado com zika nos últimos 90 dias deverão esperar ao menos 30 dias após o último contato sexual para doarem sangue.
Os que são de regiões endêmicas para chikungunya ou que tenham visitado essas regiões também deverão aguardar 30 dias para doar sangue.
A nota acrescenta que os serviços de hemoterapia devem estar atentos aos sintomas das duas doenças e os doadores devem ser instruídos a, caso tenham sintomas das doenças até 14 dias após a transfusão, comuniquem o serviço.
Curta nossa Fanpage no Facebook
Publicidade
CidadesCidades
Prefeitura de Barueri recapeia trecho do Corredor Oeste e via de ligação do Centro à Aldeia
InternacionalInternacional
Greve de trabalhadores de transporte público paralisa cidades na Espanha
EspeciaisEspeciais
Governo Lula busca apoio no Congresso para enfrentar tarifas dos EUA com o Plano Brasil Soberano
CidadesCidades
Barueri terá nova Maternidade Municipal na Vila Porto
Cidades
Mutirão do microempreendedor atende centenas de pessoas em Embu das Artes
Especiais
Câmara aprova Medida Provisória que autoriza compra de vacina pela iniciativa privada
Publicidade