Por:Jornal NC - Publicado em 08/07/2015
As pessoas acabam escolhendo um método indicado por algum conhecido ou sobre o qual leram em algum site ou revista, porém nem sempre essas dicas chegam ao resultado esperado.
\'\'É mais eficiente fazer mudanças graduais, que podem ser mantidas por um grande período de tempo. O ideal é que o corpo perca de 0,5 a 1 quilo por semana.\'\' disse à BBC Mundo a médica Lucy Chambers, especialista em alimentação da Fundação Britânica de Nutrição.
Veja quais são os mitos mais comuns ao se fazer uma dieta:
1. Existe alimentos que servem para queimar gordura
Chá verde, repolho, salsão, toranja, pimentas, você já deve ter ouvido algo a respeitos desses alimentos milagrosos que podem queimar gordura, porém não existe um tipo de comida que tenha propriedades especiais de queimar a gordura em excesso no corpo, segundo a Fundação Cardíaca Britânica.
2. Não pode comer ou fazer lanchinhos entre as refeições principais
Não há problema em comer algo rápido entre as refeições principais, quando se trata de um lanchinho ou tira-gosto saudável, como uma fruta, uma verdura ou um iogurte light.
3. Comer à noite engorda
A hora em que se consome um alimento não é o que determina o aumento de peso, e sim as calorias que são consumidas em excesso. O Centro de Saúde da Universidade de Virgínia Ocidental, afirma que não existe prova de que comer tarde da noite engorda.
4. Os carboidratos devem ser evitados
Esse tipo de alimento é componente fundamental de uma dieta saudável. Nosso corpo necessita de carboidratos para obter energia, especialmente para o bom funcionamento do cérebro e dos músculos.
5. Quanto menos gordura, melhor
Não é indicado um regime baixo em gorduras ou um que elimine totalmente o consumo de gorduras. É Preciso levar em conta os diferentes tipos de gordura, o ideal é substituir a gordura saturada pela insaturada, já que esta ajuda a reduzir o colesterol no sangue, substância ligada ao risco de doenças cardíacas e derrames cerebrais.
6. Produtos com baixo teor de gordura ajudam a perder peso
Os alimentos com baixo teor de gordura oferecidos no mercado costumam incluir quantidades maiores de açúcar, sal e amido, isso porque o alimento perde o sabor quando é retirada a gordura.
Com esse tipo de alimento também há o risco de se consumir porções maiores, o que pode levar a uma ingestão maior de calorias e não ajudar em nada a eliminar os quilos a mais.
7. Água ajuda a emagrecer
Água é fundamental quando se faz uma dieta, mas porque ajuda a evitar bebidas que tenham açúcar, mas isso não contribui para perder o peso a mais.
8. Alguns tipos de açúcar são piores que outros
Segundo a WebMD, o corpo absorve de maneira similar o açúcar comum, o mel e os adoçantes feitos de milho convertido em frutose.
9. Pular refeições torna a dieta mais eficaz
Essa ação faz com que aumente a fome, o que, por sua vez, leva a um consumo maior de alimentos na próxima refeição. Alguns estudos chegaram a conclusão de que pular o café da manhã pode engordar.
10. Perca 5 quilos em uma semana com produtos milagrosos
Cuidado com os produtos que prometem milagres, como perder vários quilos em pouco tempo, é muito difícil que isso ocorra, além disso, tais produtos podem ser perigosos para a saúde; já os que se baseiam em ervas ou componentes naturais geralmente não foram submetidos a rigorosos processos de verificação científica para garantir sua eficácia e segurança.
Publicidade
CidadesCidades
Barueri dá início ao Natal Encantado com shows e atrações especiais
InternacionalInternacional
Ataque com foguetes atinge centro de Israel e deixa quatro pessoas feridas
EspeciaisEspeciais
Haddad anuncia isenção de IR para quem ganha até R$ 5 mil
EspeciaisEspeciais
Senado aprova novas regras para emendas parlamentares sem permitir bloqueio pelo governo
NacionalNacional
Em Pernambuco, pais abandonam mães de bebês com microcefalia
Educação
Institutos que aplicarão provas do Enem 2017 serão trocados
Publicidade