Por:Jornal NC - Publicado em 09/03/2016
O governo federal regulamentou hoje (8) a lei que obriga o Sistema Único de Saúde (SUS) a promover cirurgia plástica reparadora de sequelas de lesões causadas por violência contra a mulher. As mudanças permitirão ampliar o atendimento das mulheres vítimas de agressões, de modo que possam reconstruir partes do corpo mutiladas ou fraturadas.
A partir desta terça-feira, as mulheres violentadas podem utilizar o registro de suas denúncias pelo Disque 180 para solicitar o atendimento em qualquer unidade básica de saúde. O governo também estabeleceu parceria com uma rede de aproximadamente 400 hospitais do Brasil, todos referência em cirurgia plástica.
Além de cirurgias reparadoras e reconstrutivas, passam a fazer parte dos procedimentos o tratamento de queimaduras, as cirurgias de pele, sistema nervoso, vias aéreas superiores, face, aparelho da visão, cabeça, pescoço e mama, entre outros.
Veja Também: Lei que amplia licença-paternidade para 20 dias é sancionada
Lei Maria da Penha completa 10 anos
A lei n 11.340 de 2006, conhecida popularmente como lei Maria da Penha, é a lei que visa coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher. Em 2016 a lei completa 10 anos que está em vigor.
Mesmo com a lei de proteção a mulher, em 2012 no Mapa da Violência, entre 1980 e 2010, ocorreram 92.100 homicídios de mulheres no Brasil. O percentual de mortes que ocorreram na residência da vítima foi de 41%, de acordo com a pesquisa. A maioria das vítimas tinham idades entre 15 e 49 anos.
Segundo dados da pesquisa do Mapa da Violência, em 2011 no Brasil, 70.270 mulheres foram agredidas e deram entrada em emergências médicas. Mais de 50% das mulheres agredidas nesse período informaram que a agressão ocorreu dentro de casa e a maioria dos agressores foram os parceiros, ex-parceiros ou cônjuges.Curta nossa Fanpage no Facebook
Publicidade
CidadesCidades
Prefeitura de Barueri recapeia trecho do Corredor Oeste e via de ligação do Centro à Aldeia
InternacionalInternacional
Greve de trabalhadores de transporte público paralisa cidades na Espanha
EspeciaisEspeciais
Governo Lula busca apoio no Congresso para enfrentar tarifas dos EUA com o Plano Brasil Soberano
CidadesCidades
Barueri terá nova Maternidade Municipal na Vila Porto
Cidades
Prefeitura de Embu das Artes terá uma das primeiras secretarias do país com ISO 9001
Cidades
Mais de 1,5 mil kits já foram repassados para famílias atingidas pelas chuvas em Caraguatatuba
Publicidade