Cresce o número de processos contra a Volkswagen na Alemanha



Por:Jornal NC - Publicado em 24/03/2016

Cresce o número de processos contra a Volkswagen na Alemanha

Novos processos foram apresentados na Alemanha contra a fabricante alemã Volkswagen, que adulterou seus motores e enfrenta demandas judiciais por perdas e danos de mais 5 bilhões de euros de parte dos acionistas.
Na quinta-feira, dois gabinetes de advogados que uniram suas forças para representar os acionistas anunciaram que apresentaram demandas no valor acumulado de 2,5 bilhões de euros por perdas e danos. Na semana passada, outra empresa apresentou uma demanda em nome de 278 afetados que pedem mais de 3 bilhões de euros no total.
O tribunal de Brunswick, cidade do norte da Alemanha vizinha à sede da Volkswagen em Wolfsburg, indicou nesta semana que recebeu 70 demandas dos acionistas, em sua maioria pequenos, que pedem entre 600 e 2 milhões de euros cada um de indenização pelo prejuízo sofrido quando, dias depois de ter vindo à tona o caso dos motores adulterados em setembro de 2015, a ação do grupo caiu 40%.

Veja Também: Renault Fluence aumenta mais uma vez – Sedã parte de R$ 75.890
O direito alemão não prevê uma “class action” como nos EUA, que permite que todos os cidadãos possam reunir sua demanda em um único processo. Mas os acionistas podem recorrer a um “procedimento modelo” que lhes possibilita atuar coletivamente à justiça.
A Volkswagen equipou 11 milhões de automóveis a diesel no mundo com um programa capaz de camuflar suas emissões de gases contaminantes.
A VW é atacado na justiça em múltiplas frentes: por parte dos proprietários de carros adulterados, acionistas e também outros Estados.
As consequências financeiras para a Volkswagen, com 200 bilhões de euros de volumes de negócios e aproximadamente 600.000 assalariados, são difíceis de calcular.
A Volkswagen prometeu ajustar os 8,5 milhões de veículos às normas, em uma operação de grande envergadura que durará o ano todo e já está atrasada.
Curta nossa Fanpage no Facebook

Seu Portal de últimas notícias das cidades de Barueri, Santana de Parnaíba, Carapicuíba, Osasco, São Paulo e região de Alphaville e Granja Viana.

Publicidade


Contato

Telefone
(11) 9 8476-9654

Endereço
Edifício Beta Trade
Rua Caldas Novas, 50, Sala 175,
Bethaville I - SP, CEP 06404-301.


©2014 - 2024 - Jornal NC. Todos os direitos reservados