Por:Jornal NC - Publicado em 24/03/2016
Novos processos foram apresentados na Alemanha contra a fabricante alemã Volkswagen, que adulterou seus motores e enfrenta demandas judiciais por perdas e danos de mais 5 bilhões de euros de parte dos acionistas.
Na quinta-feira, dois gabinetes de advogados que uniram suas forças para representar os acionistas anunciaram que apresentaram demandas no valor acumulado de 2,5 bilhões de euros por perdas e danos. Na semana passada, outra empresa apresentou uma demanda em nome de 278 afetados que pedem mais de 3 bilhões de euros no total.
O tribunal de Brunswick, cidade do norte da Alemanha vizinha à sede da Volkswagen em Wolfsburg, indicou nesta semana que recebeu 70 demandas dos acionistas, em sua maioria pequenos, que pedem entre 600 e 2 milhões de euros cada um de indenização pelo prejuízo sofrido quando, dias depois de ter vindo à tona o caso dos motores adulterados em setembro de 2015, a ação do grupo caiu 40%.
Veja Também: Renault Fluence aumenta mais uma vez – Sedã parte de R$ 75.890
O direito alemão não prevê uma “class action” como nos EUA, que permite que todos os cidadãos possam reunir sua demanda em um único processo. Mas os acionistas podem recorrer a um “procedimento modelo” que lhes possibilita atuar coletivamente à justiça.
A Volkswagen equipou 11 milhões de automóveis a diesel no mundo com um programa capaz de camuflar suas emissões de gases contaminantes.
A VW é atacado na justiça em múltiplas frentes: por parte dos proprietários de carros adulterados, acionistas e também outros Estados.
As consequências financeiras para a Volkswagen, com 200 bilhões de euros de volumes de negócios e aproximadamente 600.000 assalariados, são difíceis de calcular.
A Volkswagen prometeu ajustar os 8,5 milhões de veículos às normas, em uma operação de grande envergadura que durará o ano todo e já está atrasada.
Curta nossa Fanpage no Facebook
Publicidade

Cidades
CCPL Jaraguá Mirim terá posto de vacinação contra raiva para cães e gatos

Entretenimento
Parque Dom José recebe Brincar em Família a partir do dia 16

EspeciaisEspeciais
Enel diz que apagão impactou mais de 4 milhões de clientes em SP

CidadesCidades
Defesa Civil de Barueri envia SMS gratuito para avisar sobre riscos climáticos

InternacionalInternacional
Prédio de 24 andares pega fogo em Londres

CidadesPolítica
Doria vai privatizar gestão do Bilhete Único dos ônibus de São Paulo
Publicidade