Por:Jornal NC - Publicado em 30/11/2017
A Coreia do Norte informou nesta quarta-feira (29) ter testado com sucesso um novo míssil balístico intercontinental (ICBM) que coloca toda a área continental dos Estados Unidos ao alcance de suas armas nucleares. A informação é da Reuters.
O primeiro teste de um míssil norte-coreano desde setembro vem uma semana depois de o presidente dos EUA, Donald Trump, recolocar a Coreia de Norte em uma lista de países que, afirma Washington, apoiam o terrorismo, permitindo a imposição de novas sanções aos norte-coreanos.
A Coreia do Norte, que também realizou seu sexto e maior teste nuclear em setembro, já disparou dezenas de mísseis balísticos em testes sob o governo do líder do país, Kim Jong Un, em um desafio a sanções internacionais. O último teste, realizado ontem, representou a maior distância que um míssil norte-coreano já voou, caindo no mar perto do Japão.
O governo de Pyongyang disse que o míssil atingiu uma altitude de cerca de 4.475 quilômetros e voou por 950 quilômetros durante 53 minutos.
Veja Também: Mnangagwa é escolhido presidente provisório do Zimbábue
“Potência de mísseis”
“Após assistir ao lançamento com sucesso do novo modelo do ICBM Hwasong-15, Kim Jong Un declarou com orgulho que agora finalmente realizamos a grande causa histórica de completar a força nuclear do Estado e construir uma potência de mísseis”, disse um comunicado lido na TV estatal norte-coreana.
A Coreia do Norte se descreveu como uma “potência nuclear responsável”, afirmando que suas armas estratégicas foram desenvolvidas para defender o país “da política de chantagem e da ameaça nuclear dos imperialistas dos EUA”.
Muitos especialistas na área nuclear afirmam que a Coreia do Norte ainda precisa provar que dominou todas as barreiras técnicas, incluindo a capacidade de instalar uma pesada ogiva nuclear de maneira confiável em um ICBM, mas eles acreditam que isso ocorrerá em breve.
“Não vamos gostar disso, mas vamos ter que aprender a conviver com a capacidade da Coreia do Norte de atingir os Estados Unidos com armas nucleares”, disse Jeffrey Lewis, chefe do Programa de Não-proliferação Nuclear do Instituto Middlebury de Estudos Internacionais, baseado na Califórnia.
Curta nossa Fanpage no Facebook
Publicidade
CidadesCidades
Programa Morar Bem já transformou a vida de 300 famílias de Barueri com suas reformas
InternacionalInternacional
EUA: imigrantes entram com ação para bloquear deportações aceleradas
EspeciaisEspeciais
Congresso tem 55 vetos para analisar no retorno das atividades legislativas
CidadesCidades
Mais um Centro de Convivência para Barueri
Cidades
Prefeitura de Carapicuíba fecha parceria com o Centro Paula Souza para cursos técnicos
NacionalEsportes
Rio 2016: moradores de comunidades removidas dizem que não há clima de festa
Publicidade