Por:Jornal NC - Publicado em 27/10/2016
O Contran aprovou na quarta-feira (19) as Resoluções n° 624, 625 e 626 que regulamentam as autuações para som automotivo, para o transporte público e os requisitos de segurança para veículos que transportam presos. As medidas começam a vigorar a partir da data de publicação. A infração é grave (subiu de De R$ 127,69 para R$ 195,23) e rende cinco pontos na carteira do infrator.
Som automotivo
A Resolução n° 624 prevê a autuação de condutor que for pego com o som do carro audível pelo lado externo do veículo, independente do volume ou frequência, quando houver perturbação da ordem pública em vias terrestres.
A medida não se aplica aos sons emitidos por buzinas, alarmes, sinalizadores de marcha ré, sirenes pelo motor e demais componentes obrigatórios nos automóveis. Bem como em veículos prestadores de serviço com emissão sonora de publicidade, divulgação, entretenimento e comunicação, desde que estejam autorizados por órgão ou entidade competente, além de veículos de competição e os de entretenimento público, que estejam permitidos a utilizar o som específico em locais de competição ou de apresentação estabelecidos pelas autoridades competentes.
Veja Também: Confira algumas dicas para cuidar da pintura do seu carro
Transporte coletivo de passageiros
A resolução n° 625 visa regular (e limitar) todos os veículos rodoviários para transporte coletivo de passageiros devem obedecer aos limites máximos de peso bruto total.
Transportes de presos
A resolução n° 626 estabelece que os veículos fabricados ou transformados para transporte de presos deverão obter o “Certificado de Adequação à Legislação de Trânsito” (CAT), e poderão utilizar luz vermelha intermitente, e dispositivo de alarme sonoro, somente quando houver prioridade de trânsito e de livre circulação, estacionamento e parada, e em efetiva prestação de serviço de urgência. A exceção é quando houver necessidade de levar os presos nos compartimentos de cargas das viaturas policiais.Curta nossa Fanpage no Facebook
Publicidade
InternacionalInternacional
Rússia atinge instalações de energia ucranianas
InternacionalInternacional
Inmet aumenta alerta de calor para “vermelho” em nove estados do Brasil
EspeciaisEspeciais
Câmara aprova projeto de combate a crimes praticados contra crianças e adolescentes
CidadesCidades
Barueri brilha com desfile cívico e cerimônia de hasteamento de bandeiras no 7 de setembro
Política
Joesley e Saud pedem ao STF suspensão de multa por acordo de delação
PolíticaNacional
Câmara aprova projeto que cria regras para aplicativos de transporte como Uber
Publicidade