Por:Jornal NC - Publicado em 13/07/2017
O Conselho de Segurança da ONU decidiu nesta segunda-feira (10) que a Missão das Nações Unidas na Colômbia terá como sucessora a Missão de Verificação no país. A nova estrutura deve acompanhar a execução dos pontos previstos no Acordo Final entre o governo colombiano e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), que incluem a reinserção política, econômica e social do grupo que durante anos fez oposição militar ao regime. A informação é da ONU News.
A resolução do Conselho prevê ainda que Missão de Verificação da ONU na Colômbia confirme as garantias de segurança além de estabelecer programas sobre medidas de segurança e proteção para comunidades e organizações em áreas afetadas pelo conflito. O Conselho quer que o secretário-geral da ONU comece os preparativos para instalar a missão, que inclui recomendar em 45 dias os detalhes sobre o seu tamanho, os aspectos operacionais e o mandato a serem decididos pelo órgão.
Veja Também: A triste realidade dos albinos na Tanzânia
O mandado inicial da Missão de Verificação é de 12 meses com início em 26 de setembro de 2017, um dia após terminar a atual operação. Atualmente, a Missão da ONU na Colômbia monitora e verifica a entrega de armas, o cessar-fogo bilateral e a cessação de confrontos entre o governo da Colômbia e as Farc. O Conselho de Segurança pede ainda à operação de paz que antecipe as ações da Missão de Verificação “dentro da sua configuração e capacidade atuais, até o momento do fim do seu mandato em 25 de setembro”.
Curta nossa Fanpage no Facebook
Publicidade
CidadesCidades
Prefeitura de Barueri mantém córregos limpos para evitar alagamentos
Internacional
Os campos ‘desumanos’ na Bósnia para migrantes que tentam chegar à União Europeia
EspeciaisPolítica
Congresso aprova Plano Plurianual para 2020-2023
Cidades
Agendamento para castração de cães e gatos em Barueri abre dia 11 com mais de 500 vagas
PolíticaNacional
Comissão estuda apresentar PEC e projeto de lei para limitar supersalários
Tecnologia
Intel cria processador que pensa assim como o cérebro humano
Publicidade