Por:Jornal NC - Publicado em 27/07/2017
O consumo exagerado de sódio é prejudicial à saúde e reduzi-lo é um objetivo do Ministério da Saúde como parte de um plano para conter o avanço da obesidade no país. Um em cada 5 brasileiros está obeso, segundo a pasta.
O órgão já vem atuando justo à indústria alimentícia e restaurantes, com ações que preveem a redução do composto em alimentos, além da proibição de saleiros em mesas de restaurantes e a busca de um acordo para acabar com a venda de refil de refrigerantes em redes de fast-food (saiba mais sobre o projeto). Um estudo da Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (Abia) traçou um perfil do consumo de sódio do brasileiro que apontou que os alimentos industrializados são responsáveis por 23,8% do total da ingestão de sódio, enquanto 71,5% do nutriente provêm do sal de cozinha.
Veja Também: Doenças que podem se manifestar através de gosto amargo na boca
A recomendação de sódio para um adulto saudável é de 2.400 miligramas por dia (cerca de 5 gramas de sal ou uma colher de chá do alimento), segundo o Guia Alimentar para a População Brasileira. Mas a média de consumo por pessoa no Brasil é de 12 gramas diárias, mais que o dobro. O alto consumo do componente também desencadeia problemas como hipertensão e doenças cardiovasculares.
Algumas dicas práticas de como reduzir o consumo de sódio no dia a dia.
Confira: 1- Use opções saudáveis para temperar comida: Além de reduzir o consumo cortando alimentos industrializados, é importante evitar a adição de sal no preparo dos pratos (saladas, carnes, etc.) em casa.
2- Cuidado com frios e embutidos: Esses alimentos têm grande quantidade de sódio.
De acordo com a nutricionista Andrea Catalani, pesquisadora do Centro de Referência para Prevenção de Doenças Associadas à Nutrição (CRNUTRI) da FSP/USP, o macarrão instantâneo tem grande quantidade de sódio.
4- Não use temperos prontos: Assim como o macarrão instantâneo, este é um grande vilão da dieta, segundo com a nutricionistas.
5- Evite o consumo de refrigerantes: Pelo sódio ser um dos componentes do sal, muita gente associa seus riscos apenas a alimentos salgados, mas ele está presente também em produtos doces, como os refrigerantes.
Curta nossa Fanpage no Facebook
Publicidade
CidadesCidades
Prefeitura de Barueri inaugura escola e estação cultural no Parque Viana
InternacionalInternacional
Terremoto em Mianmar deixou quase 2,9 mil mortos, anuncia junta militar
EspeciaisEspeciais
Relator da segunda etapa da reforma tributária apresenta cronograma
CidadesCidades
Barueri comemora 76 anos com Péricles, Gato de Botas e muitas atrações gratuitas
CidadesCidades
Com ônibus 0km, ar-condicionado, Wi-Fi e com a mesma tarifa, Caraguatatuba contrata nova empresa de ônibus
CidadesCidades
Prefeitura de Caraguatatuba autua e interdita ferros-velhos por falta de alvará de funcionamento
Publicidade