Por:Jornal NC - Publicado em 22/06/2017
A falta de hidratação natural deixa a pele seca e menos resistente às agressões dos fatores ambientais. Isso se deve a alteração no manto hidrolipídico - localizado na região mais superficial da pele, composto por proteínas, substâncias hidrossolúveis e lipídeos - e deixa a pele com uma aparência opaca, áspera, com textura fina e sensível. O ressecamento também contribui para o envelhecimento precoce, aparecimento de vermelhidão e coceira.
E a época que mais ocorre a queixa de pele seca é no período do outono/inverno. O motivo é simples.
— No frio, as glândulas sebáceas e sudoríparas ficam menos produtivas, o que causa a falta de lubrificação natural— esclarece a dermatologista Daniela Schmidt Pimentel
No inverno, o clima fica mais seco, os banhos ficam mais quentes e as pessoas bebem menos água. Além do ressecamento, a médica relata também que o frio pode causar reações à pele se ela não receber uma hidratação correta.
— A dermatite atópica (manchas ásperas na pele) e as indesejáveis coceiras, também denominadas de prurido, são algumas das reações mais comuns neste período de baixa temperatura— exemplifica.
Veja Também: Por que os cientistas falam em uma epidemia de miopia - e qual a sua origem
Essas alterações dermatológicas geralmente ocorrem porque nos dias mais frios e secos o corpo perde umidade para o ambiente e, por isso, as áreas mais expostas tendem a ficar mais ressecadas, como pernas, pés, mãos, braços, face e, principalmente a boca.
O processo de hidratação dependerá das características da pele de cada indivíduo, independentemente da idade ou do sexo.
— O mais importante é avaliar as necessidades individuais de cada um e os antecedentes alérgicos, já que as pessoas acometidas de bronquite, rinite e asma tendem a ter a pele mais ressecada ou sensível— alerta.
Curta nossa Fanpage no Facebook
Publicidade

Cidades
Obras no Rodoanel afetam trânsito em Barueri e região de Alphaville

Especiais
Senado aprova nova reforma tributária com isenção maior e imposto sobre grandes rendas

Cidades
Parque da Juventude já funciona em grande espaço para cultura, esporte e lazer

Saúde e Bem EstarSaúde e Bem Estar
Barueri investe na Saúde e entrega 25 ambulâncias, entre elas UTIs móveis de alta tecnologia

Política
Conselho do TSE discute prevenção de notícias falsas na campanha eleitoral

Internacional
Tufão Mangkhut matou pelo menos 81 pessoas nas Filipinas
Publicidade